Olá, olá! Bom dia! Estamos em 5 de agosto de 2024, e o Café com Ânderson chega quentinho, cheio de bastidores. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Os rumos do MDB
As alianças para as eleições municipais em Santa Catarina indicam que o MDB vai se afastando do PL do governador Jorginho Mello (PL). Nas principais cidades do Estado, os emedebistas recuaram em diversos movimentos de aproximação aos liberais. Em Chapecó, o partido decidiu não lançar candidato a prefeito para apoiar o PSD de João Rodrigues. Um sinal nítido de que, aos poucos, o MDB se distancia do PL e procura relações com os pessedistas.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Clésio lança
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), deixou pública uma possibilidade já aventada nos bastidores. Ele disse, na noite deste domingo durante a convenção do PSD no Sul do Estado, que vai pedir voto a João Rodrigues (PSD) como candidato a governador a 2026. O anúncio foi aplaudido pelo público presente. Rodrigues era cotado para estar nas urnas daqui a dois anos, e agora a tendência aumenta.
Confronto antecipado
A tendência é também que o movimento de Salvaro antecipe o clima público de disputa entre João Rodrigues e o governador Jorginho Mello (PL) para 2026. Nos bastidores, este ambiente já existe há algum tempo.
Continua depois da publicidade
Imagina na campanha…
A Justiça Eleitoral tem sido bastante demandada neste período pré-campanha em SC. Mesmo sem a confirmação de candidaturas, os pré-candidatos já têm se enfrentado em processos, sendo grande parte nas discussões referentes a publicações em redes sociais.
Novo juiz
Falando em Justiça Eleitoral catarinense, nesta segunda-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) dá posse a Sérgio Francisco Carlos Graziano como novo juiz do órgão. Ele entra em uma das vagas da advocacia, na categoria Jurista, em substituição a Willian Medeiros de Quadros. O ato está marcado para as 17h.
Genro fora
Entre idas e vindas, Alexandre Furtado (União Brasil) não será o vice de Alexandre Xepa (PL), em Itapema. Furtado é genro da prefeita Nilza Simas (PL), e ficou em meio a uma discussão sobre eventual impedimento dele para ser vice justamente pelo relacionamento com a filha da atual chefe do Executivo. O vice de Xepa será Eurico Osmari (Republicanos), que era pré-candidato a prefeito na cidade.
Vai concorrer
O ex-prefeito de Tubarão Joares Ponticelli (Progressistas) foi confirmado como pré-candidato a vereador na cidade. O partido fez convenção no último sábado (3), e definiu o nome dele entre os que vão disputar as cadeiras da Câmara de Vereadores. Ponticelli foi preso na terceira fase da operação Mensageiro, em fevereiro de 2023, e solto no junho seguinte. A renúncia ocorreu em julho do ano passado.
Continua depois da publicidade
Chapa pura versus chapa pura
As grandes dúvidas da eleição de Criciúma foram respondidas com soluções caseiras. O PL colocou Acélio Casagrande (PL) para ser vice de Ricardo Guidi (PL). Enquanto o PSD escolheu Salésio Lima (PSD) para ser vice de Vaguinho Espíndola (PSD). O PP e o MDB, que eram pretendidos pelos dois pré-candidatos do PL e do PSD, vão mesmo com chapas próprias: Paulo Ferrarezi, pelos emedebistas, e Júlio Kaminski, pelos progressistas.
Previsão alta
O cerimonial do Palácio do Planalto está em fase de aprovação da estrutura que vai receber o presidente Lula (PT), na próxima sexta-feira (9), para a inauguração do Contorno Viário. Incialmente, o ato seria dentro de um dos túneis. Depois, foi alterado o local para a entrada do túnel 3, em Palhoça. O pedido de Brasília é que o evento tenha capacidade para 5 mil pessoas.
Comunitárias
O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou uma importante resolução que regulamenta a lei das universidades comunitárias. A regulamentação era esperada desde 2013, e atende a uma demanda significativa de instituições de educação superior comunitárias no Brasil, especialmente as universidades e centros universitários do Sistema ACAFE. Com esta aprovação, essas universidades poderão participar de editais expedidos por órgãos governamentais de fomento e pelo Ministério da Educação.
Quem atuou
No CNE, o trabalho foi presidido liderada pela conselheira Luciane Ceretta, presidente da Acafe, e pelo relator Paulo Fossatti. Com a aprovação, as universidades comunitárias terão acesso a emendas públicas, termos de parceria, contratos de gestão e poderão participar de editais públicos, possibilitando um novo momento para as instituições.
Continua depois da publicidade
Registrado
A primeira candidatura à prefeitura de Florianópolis está registrada no site do TSE: é Mateus Souza, do Partido da Mulher Brasileira (PMB). A vice é Olindina Corrêa (PMB).
NOVO de vice
Em Lages, o partido NOVO será o vice de Lio Marcos Marin (União Brasil), ex-procurador-geral de Justiça que aposentou-se neste ano para disputar a prefeitura da maior cidade da Serra catarinense. Marin terá como parceiro de chapa Vinicius Borges (NOVO).