Bom dia! A semana está terminando e as notas quentinhas do Café com Ânderson chegam com bastidores e movimentos em todo o Estado. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Defensores
O deputado federal Ricardo Guidi, agora ex-PSD, deve ter o advogado Filipe Mello, filho do governador Jorginho Mello (PL), como um dos defensores no TRE-SC no processo de desfiliação da ex-sigla e filiação ao PL. Além de Filipe, o advogado Alessandro Abreu já atua nos processos que envolvem Guidi.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Vai começar
Enquanto se concentra na pré-candidatura em Criciúma, o deputado federal verá os advogados dele numa batalhar no TRE-SC para evitar que ele perca o cargo. Situação semelhante já ocorreu nas após as eleições de 2018, quando ele disputou a cadeira na Câmara dos Deputados na Justiça eleitoral com Ana Paula Lima (PT).
Elogiada
A advogada Maria Claudia Bucchianeri, defensora de Jorge Seif (PL) no processo de cassação no TSE, recebeu elogios pela atuação na tribuna. A sustentação dela chamou a atenção de quem acompanha o mundo jurídico. Maria Claudia é ex-ministra do TSE.
Foro
Caso o STF realmente decida pela ampliação do foro privilegiado, a operação Mensageiro deve sofrer impactos. Os prefeitos que renunciaram aos cargos e tiveram os processos enviados à primeira instância verão os casos voltarem para a segunda instância. Por enquanto, o placar é de 5 a 0 para que a autoridade investigada responda no nível de foro que estava quando cometeu os supostos crimes. Ou seja: não adianta um prefeito renunciar porque o caso dele seguirá no TJ.
Continua depois da publicidade
Peso decisivo
Muitos dos movimentos de homens e mulheres que atuam na política passam pelas próprias famílias. Nesta semana, algumas das decisões importantes do tabuleiro tiveram o “dedo” de esposos, esposas, filhos, filhas, mães e pais.
Filiação por precaução
Com o prazo de filiações terminando neste sábado (6), alguns partidos estão fazendo nomes de peso assinarem fichas nas siglas para estarem aptos a disputar as eleições caso seja necessário.
Sem pressa
Quando perguntado sobre quem será a indicação do vice do PL para Topazio Neto (PSD), Jorginho Mello não demonstra preocupação. Cita nomes como Gabrielzinho, Maryanne Mattos e Bruno Souza.
Mais opções
Correm por fora para a cadeira de vice dois nomes do secretariado do governo de SC: Edgard Usuy, do Planejamento, e Marcelo Fett, da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Continua depois da publicidade
O novo secretário
Com a saída de Carmen Zanotto da secretaria de Saúde, em junho, Diogo Demarchi, o atual adjunto, vai ser efetivado. Ele deve começar a ganhar protagonismo no governo nas próximas semanas.
Aliás
Em Lages, Carmen deve ter como adversária nas urnas o deputado estadual Lucas Neves (Podemos).