Olá, bom dia! Estamos no ar. O Café com Ânderson de 4 de novembro de 2024 chega quentinho, com informações e bastidores. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Posse marcada

A posse do prefeito reeleito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD), e dos 23 de vereadores eleitos em 6 de outubro será às 17h do dia 1º de janeiro de 2025. O ato ocorre na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), como já é tradicional na cidade.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Quem comanda

O ato de posse dos vereadores será presidido pelo vereador Renato da Farmácia (PSDB), que é o mais velho entre os eleitos, como manda o regimento interno.

Eleição da Mesa

A construção para que o vereador João Cobalchini (MDB) seja eleito novamente presidente da Câmara de Florianópolis já está encaminhada. Apesar de uma ou outra divergência dentro da base de apoio a Topazio, Cobalchini tem uma eleição segura. A votação ocorre no dia 1º de janeiro, logo após a posse.

Continua depois da publicidade

Tentativa

O MP-SC quis evitar que a 5ª Câmara Criminal do TJ-SC julgasse o pedido da defesa de Clésio Salvaro (PSD) para que ele voltasse ao cargo, na última quinta-feira. Ao ver que a desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer incluiu o recurso na pauta em cima da hora, a Procuradoria entrou com uma petição para retirada do caso da agenda.

Não deu

O pedido, entretanto, chegou ao processo depois que a 5ª Câmara já havia julgado o pedido e possibilitado a volta de Clésio ao cargo. Assim, a tentativa do MP-SC ficou prejudicada, como despachou a desembargadora, na última sexta-feira.

Marielle

O deputado estadual Julio Garcia (PSD) citou o julgamento do caso Marielle, finalizado na semana passada, ao dicursar no ato de posse de Clésio Salvaro, sexta-feira passada. Garcia fez uma referência ao Judiciário e ao que disse a juíza responsável pelo julgamento do assassinato da ex-vereadora do Rio de Janeiro.

A frase

A juíza Lúcia Glioche afirmou: “Justiça é lenta, é cega, é burra, é injusta, é errada, é torta, mas chega”. Julio Garcia usou a frase logo no início do discurso para dizer que o dia anterior havia sido um dia especial para a Justiça brasileira por conta do julgamento do caso Marielle, e que, coincidentemente, a quinta-feira (31), também havia sido um dia especial para a Justiça catarinense, ao se referir à decisão que colocou Clésio de volta ao cargo de prefeito de Criciúma.

Continua depois da publicidade

Entidades

O governador Jorginho Mello (PL) tem demonstrado que quer manter parcerias com entidades civis organizadas. A Fiesc, por exemplo, tem sido palco de anúncios do governo desde o começo da gestão. Nesta segunda-feira (4), no anúncio da conclusão do Plano Aeroviário (Paesc), a sede será a Facisc, que colaborou com o material.

PPP

A Quantum Engenharia, de São José, venceu a concorrência de Parceria Público-Privada (PPP) para os serviços de iluminação pública de Garopaba. O prazo de vigência da concessão é de 25 anos, com início ainda em 2024.

Os serviços da PPP

Nesse período, a Quantum será responsável por operacionalizar e manter as melhorias, sendo que o foco inicial será a atualização do parque de iluminação pública, substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio por modernas lâmpadas de LED nos 7.040 pontos existentes atualmente.