Bom dia! O Café com Ânderson está servido, nesta terça-feira, dia 4 de junho de 2024. Saiba as notas quentes dos bastidores. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Nomeado
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou, nesta terça-feira (4), o advogado Sérgio Graziano Sobrinho como novo juiz do TRE-SC na vaga da advocacia. Ele substitui Willian Medeiros de Quadros, que deixou a cadeira no começo deste ano. Para a vaga de juiz-substituto foi nomeado Felipe Ximenes de Melo Malinverni.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Querem aumentar
Há uma pressão crescente entre os vereadores de Florianópolis para o aumento no número de parlamentares da Capital. Pelo Censo do IBGE de 2022, a cidade poderia subir de 23 para 25 cadeiras. O presidente da Casa, João Cobalchini (MDB), resiste. Há colegas, entretanto, que vêm pedindo e já trataram do tema até mesmo na tribuna.
Conciliador
Na informação publicada pela colega Dagmara Spautz sobre o pedido de desculpas do governador Jorginho Mello ao desembargador João Marcos Buch, a imagem chamou a atenção pela presença de uma figura importante nos bastidores do Poder em SC: o desembargador João Henrique Blasi. Coube a ele o papel de conciliador no caso, assim como executa a mesma função com frequência dentro do Judiciário e na relação com os demais Poderes.
Continua depois da publicidade
Olho lá na frente
Com uma votação expressiva na última eleição, a deputada Luciane Carminatti (PT) tem se projetado rumo à Câmara Federal e os movimentos são claros na defesa das ações do governo federal em Santa Catarina. Nesta segunda-feira (3), esteve na linha de frente na recepção do ministro dos Transportes, Renan Filho, que esteve em Chapecó.
Aliás
O ministro Renan Filho surpreendeu a todos quando anunciou que o governo federal vai devolver o dinheiro de SC aplicados nas BRs ainda no governo Carlos Moisés da Silva. O atual governador, Jorginho Mello, havia tratado do assunto em Brasília em algumas oportunidades, pedindo que a devolução fosse em abatimento da dívida do Estado com a União, o que não vingou. Renan, por outro lado, decidiu devolver na aplicação em obra estadual, o que agradou as autoridades locais, incluindo Jorginho.
Ausência
Mais uma vez, o governador de SC não foi ao encontro do ministro. Ruim. Ao mesmo tempo, abriu brecha para os representantes do MDB, que mantêm relação com Renan por serem do mesmo partido e que foram fundamentais nas conversas para a devolução do dinheiro enviado. O secretário de Infraestrutura e deputado pelo MDB, Jerry Comper, o presidente da Alesc, Mauro de Nadal, e presidente do MDB em SC e deputado federal, Carlos Chiodini, participaram da articulação.
Quanto é
Dos R$ 465 milhões anunciados por Moisés para as BRs, em 2021, foram enviados pouco mais de R$ 384 milhões, que é o valor a ser devolvido pelo governo federal.
Continua depois da publicidade
Presença
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), foi ao encontro do ministro Renan Filho. Participou do evento no Oeste e sentou-se ao lado de Renan (veja foto abaixo).
Ficou para a próxima
São José não terá segundo turno nas eleições de 2024. O eleitorado na cidade ficou em 191.489 pessoas.
Nova tentativa
No segundo habeas corpus para tentar soltar o ex-secretário de Turismo, Cultura e Esporte da Capital Ed Pereira, o advogado Claudio Gastão da Rosa Filho alegou uma tese que já havia sido rejeitada em primeira instância. Ele questionou a apreensão do “celular-bomba” de um braço direito de Ed na primeira fase da operação. O desembargador Sérgio Rizelo discordou e negou o pedido.
União em BC
A candidata a prefeita do MDB em Balneário Camboriú, em 2016, Jade Martins Ribeiro, e a ex-vereadora Marisa Zanoni Fernandes (PT) se encontraram nesta segunda-feira. Jade quer ser vereadora e Marisa sonha com a prefeitura. Elas estão em lados diferentes mas selaram respeito e pautas comuns. Há quem diga que se o MDB se unir com o PT na cidade, o jogo pode embolar.
Continua depois da publicidade
Veja os fatos em fotos do Café com Ânderson:


