Olá, bom dia! Depois de um período de férias, a coluna está de volta. E o Café com Ânderson chega quentinha de notas exclusivas nesta terça-feira, 4 de fevereiro de 2025. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Negociações com as polícias
A conversa entre o governador Jorginho Mello (PL) e as entidades representativas das polícias, realizada nesta segunda-feira (3), tinha uma intenção diferente por parte do governo do Estado ao discutir a reposição salarial. A proposta inicial era de 20% para toda a segurança e mais 5% para os policiais e bombeiros que atuam diretamente no atendimento. No entanto, essa proposta foi rejeitada pelas associações, que exigiram igualdade para todas as categorias.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segunda possibilidade
Diante da resposta negativa, o governo nem chegou a discutir uma segunda possibilidade, que seria oferecer 10% para todos os policiais e, com o valor total restante, distribuir igualmente entre todos, o que resultaria em cerca de R$ 3 mil para cada agente, além dos 10%. Isso teria um impacto maior nos salários menores.
Bastidores
Com a questão da reposição salarial encaminhada, apesar da insatisfação de parte dos grupos da segurança pública, outro tema ainda movimenta a categoria: a possível saída do coronel Aurélio Pelozato do cargo de comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC). Como a coluna publicou em primeira mão no dia 30 de dezembro do ano passado, Jorginho Mello pretende realizar essa troca.
Continua depois da publicidade
Os três
Os coronéis que despontam como possíveis sucessores para o comando-geral são: Emerson Fernandes, Marcelo Egídio Costa e Joffrey Santos da Silva.
Novo PGE
Em breve, deve ser anunciado o nome do novo procurador-geral do Estado (PGE) no governo Jorginho Mello (PL). O escolhido será o advogado Rodrigo Fernandes, que tem atuado na defesa de Jorginho nos últimos anos, especialmente nos processos eleitorais. A saída de Márcio Vicari do cargo é iminente devido à sua candidatura ao Quinto Constitucional da OAB-SC, para uma vaga de desembargador no TJ-SC.
Disputa mais intensa
Falando sobre o Quinto da OAB, mais um nome de peso, com fortes ligações a uma liderança política de Santa Catarina, entrará na disputa pela próxima cadeira. Giovani de Lima, assessor da vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm (PL), confirmou à coluna que estará no páreo. Lima já integrou a Lista Tríplice em 2022, quando Marcos Probst foi o escolhido.
Os apoios
Com o cenário se delineando, confirma-se que a próxima vaga será uma das mais disputadas na advocacia nos últimos anos, talvez em toda a sua história. Entre os candidatos, há nomes ligados ao governo do Estado, ao governador, à vice-governadora e a outras figuras de peso nos bastidores do Poder.
Continua depois da publicidade
Em SC
O governador Jorginho Mello recebe o Ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, em visita oficial a Santa Catarina, no dia 21 de fevereiro. A agenda oficial inclui um café da manhã, uma visita ao Sapiens Parque e uma reunião fechada com lideranças de entidades representativas de Santa Catarina, na Fiesc. A vinda é organizada pela Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de Santa Catarina.
Embaixador
Durante a visita, Jorginho Mello irá conferir o título de Embaixador Honorário de Santa Catarina em Portugal ao ex-Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, que acompanhará a comitiva portuguesa na agenda.
De saída
Responsável pela comunicação do PSD em Santa Catarina, Maurício Locks anunciou nesta segunda-feira (3) que deixou o cargo, alegando outros compromissos profissionais. Sua saída surpreendeu os bastidores políticos, especialmente diante dos movimentos do PSD neste início de ano.
CPI
O deputado federal Zé Trovão (PL-SC), junto aos parlamentares Zucco (PL-RS) e Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), protocolou nesta segunda-feira (3) um pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios. A iniciativa tem como objetivo investigar possíveis irregularidades na gestão da estatal, que registrou um déficit de R$ 3,2 bilhões em 2024.
Continua depois da publicidade
COP 30
O deputado federal catarinense Pezenti (MDB), que assumirá nos próximos dias o cargo de Diretor de Meio Ambiente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), participou nesta segunda-feira (3) de uma reunião com o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. O encontro reuniu deputados e senadores para alinhar a participação do setor agropecuário brasileiro na 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada no Brasil, de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA).
Na Alesc
A tradicional leitura da mensagem anual do governo do Estado aos deputados estaduais será nesta terça-feira (4), às 14h. O governador Jorginho Mello estará na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para a abertura do ano legislativo.