Bom dia, bom dia! O Café com Ânderson está servido, quentinho de informações e bastidores. Aqui você lê os destaques desta quarta-feira, 4 de dezembro de 2024. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Super quarta

Logo mais, às 14h, o Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) vai tomar decisões importantes para a composição futura do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). Estão em jogo quatro vagas para o órgão em mandatos que começam em 2025 e vão até 2027. Ou seja, os escolhidos vão compor o TRE-SC durante as eleições de 2026. Duas vagas são do próprio Judiciário e outras duas da OAB-SC.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Comando

Uma das vagas é a que será do presidente do TRE-SC na disputa de 2026. Cinco desembargadores se inscreveram. Nos últimos dias, o clima tem sido intenso dentro do Tribunal de Justiça por conta da importância das votações de logo mais.

Aliás

O comentário corrente dentro do Tribunal é que os resultados desta quarta-feira (4) vão indicar também como estão as forças internas para a eleição da presidência do TJ-SC, no final de 2025.

Continua depois da publicidade

Alesc

Os dois deputados estaduais que compõem a bancada do PSD na Alesc com Julio Garcia confirmaram o apoio a ele para a disputa da presidência da Assembleia em 2025. O PSDB também entrou no barco, já formado por outros partidos como o Progressistas, o NOVO e o Podemos.

Ciasc

Depois que o TCE-SC e o MP-SC recomendaram a suspensão dos acordos de parceria feitos pelo Ciasc, incluindo o processo da telemedicina, o governo do Estado anunciou que vai seguir por este caminho. Com isto, os casos onde o modelo foi adotado ficam revogados.

Menor preço

O governo do Estado também adotou a recomendação do MP-SC de fazer uma licitação comum, com adoção dos ritos de economicidade, para a contratação do serviço de telemedicina.

Deu ruim

Naqueles cenários típicos do MDB, que volta e meia se mostra descontente com o tratamento interno dado pelo governo Jorginho, desta vez a reclamação é com as negociações para ocupação maior de espaços no Executivo. A reviravolta ocorreu no final da tarde de segunda-feira (2). Desde lá, as conversas azedaram.

Continua depois da publicidade

Agro

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) elegeu por unanimidade, nesta terça-feira (3), a nova diretoria para o biênio 2025/2026. O deputado federal Pedro Lupion (PP/PR), produtor rural e empresário ligado ao cooperativismo, foi reconduzido ao cargo de presidente. Além de Lupion, também foram eleitos os novos diretores setoriais da FPA. Entre eles, o deputado catarinense Pezenti (MDB), que assumirá a Diretoria de Meio Ambiente.

COP

Pezenti foi indicado por lideranças de diferentes siglas partidárias depois de se tornar uma das principais lideranças na defesa do pequeno e médio produtor rural. O parlamentar lembrou também que no próximo ano, será realizado em solo brasileiro o mais importante evento internacional sobre o clima. O Brasil será sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas (COP-30), entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém, no estado do Pará, quando ele estará à frente da diretoria de Meio Ambiente da Frente Parlamentar.