Olá, bom dia! A quinta-feira, 4 de abril de 2024, chegou. E vamos aos destaques dos bastidores com as notas quentinhas do Café com Ânderson Silva. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Ninguém admite, mas…

Quem está no entorno de Jorge Seif (PL) afasta qualquer possibilidade de contar com ele cassado. “Vai se livrar”, dizem. Mas, na verdade, todos já admitem que a cassação pode ocorrer. E já cogitam quem vai disputar uma eventual nova eleição do Senado em SC. Seif quer a esposa, Catiane Seif, como candidata, e tem trabalhado por isso nos bastidores.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

De olho

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), também estaria de olho nesta eventual eleição suplementar. Cogita disputar, mas só o faria com apoio do governador Jorginho Mello (PL).

MDB na urna

O presidente da Alesc, Mauro de Nadal (MDB), admite que pode disputar uma eventual eleição suplementar do Senado. Ele diz que estará à disposição caso o partido entenda neste sentido. Os planos iniciais de Nadal são de disputar uma vaga ao Senado em 2026, mas isto dependerá de uma coligação forte que sustente a candidatura, de acordo com ele.

Depois da tempestade…

Após Nadal criticar a condução do governo Jorginho do cenário da Saúde do Estado, nesta quarta-feira (3), os dois devem conversar durante esta quinta-feira (4). Jorginho vai ligar para Nadal.

Continua depois da publicidade

Substituta

Jorginho vai nomear uma delegada para comandar o Procon no Estado. Ele ainda não escolheu o nome, mas tomou a decisão após a denúncia de assédio sexual de uma funcionária terceirizada contra o agora ex-diretor do órgão, Roberto Salum.

Voltará?

A 5ª Câmara do TJ-SC decide nesta quinta-feira (4) se o prefeito afastado de Ibirama, Adriano Poffo (MDB), pode voltar ao cargo. Ele foi preso na operação Mensageiro, em abril de 2023 e solto em outubro.

Também na pauta

Na mesma sessão, a 5ª Câmara vai julgar recurso do MP-SC que pede a prisão de dois ex-servidores da prefeitura de Florianópolis pela investigação de suposta irregularidades na liberação de construções na Capital catarinense.

Em busca do dinheiro

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) vai comandar uma comissão especial para pressionar o governo federal pelo R$ 383 milhões investigados pelo governo de SC nas rodovias federais. O governador Jorginho Mello (PL) é quem vai oficializar o grupo, onde estarão outros representantes políticos como senadores e deputados federais.

Continua depois da publicidade

Avocou

A deputada estadual e presidente do Podemos em SC, Paulinha, fez uma intervenção na executiva municipal do partido em Itajaí. Ela avocou o comando da sigla fará uma reunião na próxima semana para reconduzir uma nova executiva municipal. Segundo o partido, o Podemos conversa com diversos partidos, e não tem firmado compromisso com o MDB. Até então, a comissão provisória local era comandada por Thiago Morastoni, filho do atual prefeito, o emedebista Volnei Morastoni.

50

A Acafe lançou a programação do cinquentenário da entidade. A agenda vai até dezembro deste ano, com destaque para sessões solenes, aniversários das universidades e um show do Dazaranha com a Camerata Florianópolis, que será na Capital, no dia 3 de maio, na Beira-Mar Norte. O lançamento da programação ocorre no Majestic, com o comando da presidente da entidade, Luciane Ceretta, e a presença de Jorginho Mello.

Juntos

As articulações para a eleição da OAB-SC seguem firmes. Nesta semana, três candidatos da última disputa na advocacia, em 2021, anunciaram que estarão juntos em novembro deste ano: Gabriel Kazapi, Hélio Brasil e Vívian Degann. O atual vice-presidente, Eduardo Mello, também anunciou que quer concorrer, e esteve reunidos com os três, nesta quarta-feira (3). Em uma foto feita durante o encontro, os quatro estão de mãos unidas. A atual presidente, Claudia Prudêncio, também é pré-candidata à reeleição.

Ida para as regiões

A Alesc fará sessões presenciais em cinco regiões de Santa Catarina a partir de maio. Os deputados vão para Blumenau (maio), Joinville (junho), Criciúma (julho), Lages (outubro) e Chapecó (novembro). A ideia é promover sessões iguais às feitas no plenário do Palácio Barriga Verde em dois dias consecutivos. A ação faz parte da programação de 190 aos da Assembleia, apresentada por Mauro de Nadal.

Continua depois da publicidade

Foi para o 22

O ex-jogador de vôlei e ex-presidente da Fesporte, Paulão, assinou ficha no PL. É pré-candidato a vereador de Florianópolis.

Veja os fatos em fotos do Café com Ânderson deste 4 de abril de 2024: