Olá, bom dia! Estamos chegando com o informações quentes. O Café com Ânderson está servido de bastidores e notas. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Espaços do MDB

Com o casamento definido, o MDB encaminha as indicações para os cargos oferecidos pelo governador Jorginho Mello (PL). Além de Jerry Comper na Infraestrutura, o partido deve ter Volnei Weber na Agricultura e Carlos Chiodini no terceiro espaço que foi acordado.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A secretaria

Chiodini deve ficar entre a secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias ou a secretaria de Segurança Pública (SSP). Ambas passaram pelas conversas com o governador. Jorginho ainda não bateu a tecla porque precisa alinhar as mexidas com o PL.

Aliás…

A reação dentro do núcleo mais conservador que apoia Jorginho foi ruim. As reclamações se espalham nos aplicativos de mensagens e redes sociais. A deputada federal Julia Zanatta (PL) também ficou descontente com a forma com que as conversas ocorreram, sem o envolvimento da bancada do partido.

Continua depois da publicidade

Fritando

Na secretaria de Agricultura, com o atual secretário, Valdir Colatto, Jorginho age com um estilo conhecido na gestão do governador desde o início da gestão. Colatto vem sendo “fritado” desde 2023. Volta e meia ele aparece na lista de possíveis substituídos. Agora, entretanto, chegou num limite. O governador já confirmou que vai ceder a secretaria para o MDB mesmo antes de anunciar oficialmente a saída do atual titular da pasta.

Não é o primeiro

Colatto está longe de ter inaugurado a “fritura” no governo. Alguns nomes já passaram pelo mesmo processo, e tem também quem continue passando. Como Jorginho demora para tomar as decisões sobre mudanças internas, secretários vão ficando nos cargos cercados de burburinhos sobre mudanças. É a fritadeira que nunca desliga.

Aprovada

Um cadastro público para pedófilos e agressores sexuais em Santa Catarina. Essa é a proposta do deputado Carlos Humberto (PL) aprovada na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (30). A legislação permite que qualquer cidadão possa saber quem já foi condenado, com trânsito em julgado, por meio de uma lista que ficará sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os nomes e fotografias vão ficar disponíveis também para agressores sexuais de crianças e adolescentes.

Eleição quente

Marcada para 22 de novembro, a eleição da OAB-SC começou agitada. A chapa de oposição, comandada por Vivia De Gann, protocolou uma representação alegando suposto assédio do grupo de situação com a exoneração de um presidente da Comissão da Jovem Advocacia, em subseção no Vale do Itajaí, que teria anunciado apoio à chapa dela. O caso será analisado pela Comissão Eleitoral, que dará prazo para a manifestação dos envolvidos.

Continua depois da publicidade

Perdas

A possibilidade de o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD), perder o chefe da Casa Civil, Carlos Eduardo Souza, o Mamute, e o secretário de Comunicação, Bruno Oliveira, para o governo Jorginho Mello (PL), como se comenta nos bastidores, é uma mudança brusca na gestão reeleita no município. São os dois nomes que deram ritmo e política para Topázio.

Passou

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc aprovou a admissibilidade da PEC que cria o convênio simplificado do governo do Estado em substituição ao antigo “PIX” e as transferências especiais voluntárias. O texto agora vai para o plenário.