Olá, bom dia! O Café com Ânderson está servido. Estamos em 31 de julho de 2024. As notas quentes dos bastidores e as informações que movimentam o cenário dos Poderes você lê aqui. Veja abaixo:
Continua depois da publicidade
Quatro anos depois
Lá em julho de 2020, o Gaeco deflagrou a primeira fase da operação Et Pater Filium, que depois prendeu três prefeitos e um vice. Em seguida, a mesma investigação deu origem à operação Mensageiro, que teve 17 prefeito presos desde o final de 2022. Agora, o Gaeco deu um novo passo e criou a operação Tríade, originada da Et Pater Filium.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Novos passos
A nova operação foi autorizada pela Justiça de Canoinhas, cidade onde a Et Pater Filium teve uma das primeiras fases, com a prisão dos então prefeito e vice. A Tríade cumpriu mandados em 13 cidades catarinenses, e sinaliza que deve avançar.
Supersecretaria
O governador Jorginho Mello (PL) estaria disposto a reestruturar a secretaria de Segurança do Estado. A ideia seria transformá-la numa “supersecretaria”, devolvendo as polícias para o guarda-chuva da pasta.
Continua depois da publicidade
O preferido
Para comandar a “supersecrataria”, o nome preferido de Jorginho seria o desembargador e ex-secretário de Estado, João Henrique Blasi.
Apoio de Minas
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, estará em Santa Catarina nos próximos dias para apoiar candidatos do NOVO no Estado. Há eventos marcados em diferentes cidades.
Rumos da esquerda
Os próximos dias serão fundamentais para as definições das chapas de esquerda em Florianópolis. Nada tem indicado uma união das chapas de PT e PSOL. Agora resta saber quem serão os vices nos dois grupos.
Nomes
Com Lela, no PT, o vice deve ser do PSB. Gelson Albuquerque havia sido indicado para estar ao lado de Marquito (PSOL). No entanto, Israel Rocha, presidente estadual dos socialistas, aparece como opção para estar com Lela. Já na chapa de Marquito, os caminhos vão apontando para dobradinha do PSOL.
Continua depois da publicidade
É lei
Jorginho sancionou projeto do deputado Lucas Neves (Podemos) para ampliar os benefícios do Programa Jovem Agricultor, garantindo apoio governamental para transporte e alimentação dos estudantes de colégios agrícolas. A lei também proporciona financiamento para maquinários e insumos, facilitando a capacitação em empreendedorismo rural.
Radar ligado
A presidente do TRE-SC, Maria do Rocio Luz Santa Ritta, deixou clara a posição do Tribunal catarinense sobre notícias falsas que ataquem o sistema eleitoral: “Se o objeto da desinformação for a integridade do sistema de votação ou a própria Justiça Eleitoral, estamos muito bem estruturados para combatê-la, com mapeamento e coibição severa à propagação de notícias falsas”.
Sistema do Judiciário
Adotado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) em 2018, o sistema jurídico Eproc, desenvolvido pelo TRF4, passou a ser usado pelo TJ-SP. Há seis anos, quando o Tribunal catarinense optou pelo modelo, houve intervenção contrária do CNJ, mas o então presidente do TJ-SC, Rodrigo Collaço, manteve o sistema, que depois se espalhou para outros Estados.