Olá, bom dia! Faltam seis dias para o primeiro turno das eleições municipais em todo o País. Aqui em Santa Catarina, o clima esquenta em parte das cidades. E o Café com Ânderson desta segunda-feira, 30 de setembro de 2024, traz as notas dos bastidores e informações. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Reta final

Os próximos seis dias prometem ser intensos dentro de campanhas já bastante exaustivas. A reta final é quando corre-se o grande risco de candidaturas “trocarem os pés pelas mãos”, principalmente onde as disputas devem ser no voto a voto, tanto para prefeituras como por vagas na Câmaras de Vereadores.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Acirradas

Dentro das maiores cidades de Santa Catarina, três chamam a atenção pela tendência de disputas apertadas: Itajaí, Criciúma e São José. Nas demais, sabe-se do favoritismo concreto de um ou outro dos nomes.

Todos soltos

Como era esperado, a desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer soltou os demais presos na operação Caronte. Doze pessoas tinham conseguido a liberdade na quinta-feira passada, e as demais foram soltas na sexta-feira (27). Com isso, as 17 pessoas que foram presas nas duas fases das investigações das supostas irregularidades nos serviços funerários de Criciúma estão em liberdade. Todas cumprem medidas cautelares.

Continua depois da publicidade

De cabeça

Desde que foi solto, na quinta-feira (26), o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, se jogou dentro da campanha de Vaguinho Espíndola nas ruas. No final de semana, ambos circularam juntos pelas ruas da cidade.

Sem redes sociais

A desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer despachou, na sexta-feira (27), sobre pedidos feitos pelas defesas dos investigados na Caronte em relação às medidas cautelares. Ela reforçou a suspensão do uso de redes sociais por parte quem havia sido solto, e justificou: “A cautelar de proibição de frequentar toda e qualquer rede social e proibição de conceder qualquer espécie de entrevista, busca evitar que os denunciados tenham contato uns com os outros por meios eletrônicos, bem como que possam, de alguma forma, influenciar ou constranger as testemunhas arroladas”.

E a campanha?

A decisão também responde a uma dúvida relativa a Clésio Salvaro, justamente sobre ele estar autorizado ou não a fazer campanha nas ruas. Diz trecho da decisão: “O embargante está livre para fazer campanha política por outras formas, mas diante da denúncia que pesa contra ele e na esteira do que foi decidido aqui e no evento 108, não poderá se utilizar das redes sociais para este fim”.

Derrubados

Em uma ação do MP-SC, o TJ-SC considerou inconstitucionais e derrubou oito dispositivos que haviam sido alterados no Código Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina. As mudanças foram aprovadas na Alesc, em 2022, e sancionadas à época pelo então governador Carlos Moisés da Silva.

Continua depois da publicidade

Sem prisões

A partir desta terça-feira (1º), a legislação eleitoral proíbe prisões de eleitores, salvo em situações excepcionais, como nos casos de flagrantes.

Pelo Sul

No último dia de licença do cargo de governador, Jorginho Mello (PL) fará um roteiro com candidatos e candidatas do PL pelo Sul de Santa Catarina, nesta segunda-feira (30). A partir desta terça-feira (1º), ele retoma os trabalhos no governo do Estado.

CREA-SC e Defesa Civil

Em encontro com o governador Jorginho Mello, o CREA-SC, representado pelo diretor de comunicação, o engenheiro Jackson Jarzynski, destacou a parceria entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina e a Defesa Civil, que vão firmar um termo de cooperação técnica nos próximos dias. A iniciativa permite o uso de plataformas de ensino da Defesa Civil e da UNICREA para capacitar engenheiros, agrônomos e geocientistas com o intuito de garantir mais segurança e eficiência nas ações de prevenção e resposta a emergências no Estado.