Olá, bom dia! Estamos na quarta-feira, 30 de outubro de 2024. Chegaram as notas quentes e informações de bastidores. Leia abaixo o Café com Ânderson:

Continua depois da publicidade

MDB no governo

O MDB fechou questão para anunciar apoio ao governo Jorginho Mello (PL). Mas também definiu condicionantes, que serão levadas ao governador. O pacote também pode levar o apoio dos emedebistas à reeleição de Jorginho em 2026. O partido vai levar o pedido para assumir a Secretaria de Estado da Agricultura, a Cidasc e a Casa Civil. O MDB quer todas com as “porteiras fechadas”, o que significa que todos os cargos são de indicação exclusiva do secretário.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Plano B

Em caso de negativa, para acomodar internamente e não frustrar o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), que desejava a pasta da Agricultura, o MDB colocaria Antídio na presidência estadual do partido, caso o governo ofereça apenas a Agricultura. O parlamentar vem trabalhando abertamente para ser candidato na majoritária das próximas eleições.

Lista Sêxtupla do MP-SC

O MP-SC procurou a coluna para se manifestar sobre nota desta terça-feira (29) que tratou da tramitação da Lista Sêxtupla para uma vaga de Quinto Constitucional no TJ-SC. O órgão diz que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) não travou o andamento da Lista. A liminar, inclusive, foi indeferida. O órgão diz que o próprio Conselho Superior do MP-SC decidiu fazer uma nova votação apenas em relação ao sexto nome da lista, pois foi o único que não recebeu a maioria de votos como prevê a legislação.

Continua depois da publicidade

Sem nova Lista

Com isso, a Lista Sêxtupla não precisará ser totalmente refeita. A escolha do sexto nome para completar os escolhidos que serão analisados pelo TJ ocorre nesta quarta-feira (30).

Jorge e Jorginho

Presidente estadual do Republicanos, o deputado federal Jorge Goetten marcou para 11 de novembro um encontro com os eleitos do partidos em Santa Catarina na disputa de 6 de outubro. O evento contará com a presença do governador Jorginho Mello, simbolizando um importante alinhamento entre o Republicanos e o governo estadual.

Apoio à reeleição

Diz Goetten: “Esse encontro será uma oportunidade para reafirmar nosso compromisso com Santa Catarina e com a reeleição do governador”, afirma Goetten. A aliança não é novidade, já que o movimento do deputado assumir o Republicanos partiu de uma ação combinada com Jorginho. O irmão do governador, Juca Mello, inclusive, é o vice-presidente estadual da sigla em SC.

Em Brasília

Já na disputa da presidência da Câmara dos Deputados, Goetten confirmou nesta terça-feira (29) que vai apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB).

Continua depois da publicidade

Cooperativas no Sul

O presidente da Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes (Cerpalo), Anderson Teixeira, está liderando um movimento que pretende equiparar o valor da tarifa das cooperativas de energia elétrica com as distribuidoras. Teixeira entregou um documento com justificativas técnicas sobre o tema ao senador catarinense Beto Martins, nesta terça-feira (29), no gabinete do parlamentar, em Brasília. A agenda foi alinhada com o presidente da Fecoerusc, Edson Flores da Cunha, que apoia o movimento.

Benefícios

A equiparação depende de legislação federal e pode beneficiar não só os consumidores atendidos pela Cerpalo em Paulo Lopes, Imbituba, Garopaba e Imaruí, mas também associados e consumidores de energia elétrica por meio de cooperativas em todo o Estado e até mesmo no Brasil.

Bom sinal

O prefeito eleito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), esteve em Brasília, nesta terça-feira (29). Ele se reuniu com dois ministros do governo federal. Na agenda, além do vice eleito, Salésio Lima (PSD), também esteve a vereadora Giovana Mondardo (PCdoB). Apesar de estarem em lados opostos na política local, Vaguinho e Giovana sentaram na mesma mesa para brigar por Criciúma. Bola dentro de ambos.

Falando em Criciúma…

O MP-SC recorreu contra a decisão que soltou os 17 presos nas duas fases da operação Caronte. O pedido será analisado pelo 2º vice-presidente do TJ-SC, Julio Cesar Ferreira de Melo. Caberá a ele se posicionar sobre a liminar e também sobre o pedido do MP para que o recurso seja enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Continua depois da publicidade

Javalis

Na tribuna da Alesc, o deputado estadual Lucas Neves (Podemos) alertou para o aumento descontrolado de javalis no Planalto Norte e as dificuldades para conter essa invasão na região. Neves destacou que, enquanto a caça é permitida na Serra Catarinense e no Meio-Oeste, na região os caçadores enfrentam barreiras legais, afetando a agricultura e a pecuária locais. Segundo o parlamentar, os órgãos responsáveis têm negado autorizações de controle, contrariando a legislação vigente.