Olá, bom dia! Estamos na última segunda-feira de 2024, e o Café com Ânderson volta, quentinho de informações e bastidores. Leia abaixo as notas de 30 de dezembro de 2024:
Continua depois da publicidade
Troca na PM
O governador Jorginho Mello (PL) estaria disposto a trocar o comando-geral da Polícia Militar (PM-SC). Apesar da boa relação entre ele e o coronel Aurélio Pelozato nos primeiros dois anos de governo, além dos números positivos da PM, neste final de 2024 o governador estaria decidido a promover mudanças. Alguns nomes já estariam sendo avaliados entre os coronéis da corporação.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Relação
Jorginho sempre defendeu Pelozato publicamente, e o coronel, por sua vez, também é enfático ao elogiar o governador e as ações dele em relação à corporação. No entanto, desde o polêmico episódio em que Jorginho criticou oficiais militares por conta da discussão sobre o “grau acima”, que envolve os praças, a relação parece não ser mais a mesma.
Aliás
Caso a troca no comando da PM-SC se confirme, o governo deve promover alterações também no comando do Corpo de Bombeiros, já no início de 2025. A mudança na corporação dos Bombeiros está prevista para o dia 31 de janeiro.
Continua depois da publicidade
Tarifa
A Prefeitura de Florianópolis ainda não definiu o preço da tarifa de ônibus na Capital para 2025. A mudança, que normalmente ocorre na virada do ano, deve ser decidida até esta terça-feira (31).
Reposição salarial
O anúncio da medida de reposição salarial aos servidores militares estaduais foi adiado. Nos bastidores, esperava-se que ela fosse anunciada no dia 20 de dezembro, durante o evento de formatura dos soldados da PM. Em reunião recente, o governador afirmou que a reposição salarial será resolvida no início de 2025, o que pode incluir também outras categorias.
Laguna
Chama atenção na agenda do governador Jorginho Mello (PL) a visita a Laguna, no Sul do Estado, para a posse de Preto Crippa (PL). A decisão se justifica pelo fato de Crippa ter sido uma aposta de Jorginho nas eleições locais.
As primeiras saídas
Na reta final de 2024, o governo de Topázio teve os primeiros encaminhamentos no secretariado, com duas saídas já esperadas. Carlos Eduardo Souza, o Mamute, deixou a Casa Civil, e Ronaldo Freire assumiu a cadeira. Na Procuradoria-Geral do Município, Zany Estael Leite Júnior se despediu do comando, e Karoline Silva foi nomeada para a função.
Continua depois da publicidade
Posse
Em Florianópolis, a posse de Topázio Neto (PSD) será às 19h. Após o ato oficial de sua entrada no cargo, o prefeito reeleito, juntamente com a vice, Maryanne Mattos (PL), tomará posse, assim como os vereadores eleitos para o mandato 2025-2028. Em seguida, ocorrerá a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. João Cobalchini (MDB) é o nome mais cotado e deve ser escolhido, já que o acordo entre a maioria dos parlamentares está fechado.
Advocacia
A posse de Juliano Mandelli como novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB-SC) ocorrerá às 17h do dia 1º de janeiro de 2025. O evento será realizado no plenário da entidade, na Beira-Mar Norte.