Olá, bom dia! Estamos na quinta-feira, 3 de outubro de 2024. Faltam apenas três dias para o primeiro turno das eleições, e o cenário só esquenta. Vamos ao Café com Ânderson. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Troca
O comando do marketing da campanha de Dário (PSDB) teve uma mudança nesta reta final. Fabio Fernandes, conhecido como Fabinho, não está mais na campanha. Com isso, quem está coordenando os trabalhos é Vitor Roque, responsável pelas mídias digitais.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Na urna
Mesmo com o indeferimento da candidatura determinado pelo ministro do TSE Floriano Marques, na noite desta quinta-feira (2), Elizeu Mattos (MDB) terá o nome na urna de votação no próximo domingo, 6 de outubro. O carregamento dos dados já ocorreu. O caso na Justiça deve se resolver somente após o dia 6, o que vai arrastar a eleição em Lages para além do calendário previsto.
Posicionamento
A afirmação do governador Jorginho Mello (PL), nesta quarta-feira (2), na rádio Som Maior, em Criciúma, de que “ninguém é preso de graça”, repercutiu dentro do PSD. O partido de Clésio Salvaro se manifestou numa nota enviada à imprensa. O posicionamento da sigla afirma, em trecho da nota: “A recente declaração do governador Jorginho Mello, em uma rádio de Criciúma, revela seu desespero político e indica de que lado ele está diante das arbitrariedades que têm ocorrido pelo Brasil”.
Continua depois da publicidade
Silvinei
O PSD ainda critica Jorginho ao citar Silvinei Vasques que, segundo a nota, ficou “preso por um ano sem processo ou condenação”. Por fim o texto dos pessedistas critica novamente o governador pelo posicionamento em tom claro de que PSD e PL, atualmente, são rivais políticos no Estado.
Na campanha
Falando em PSD, o primeiro nome do partido a aparecer na campanha de Topazio (PSD) em Florianópolis foi o deputado estadual Mário Motta. Começou a circular nesta quarta-feira (2), tanto em redes sociais como na TV, o vídeo em que ele demonstra apoio à reeleição do prefeito da Capital.
Explicação
Durante toda a campanha, a relação entre Topazio e PSD foi morna. Segundo fonte ouvida pela coluna, o clima atual é considerado bom, mas já teve momentos de afastamento nos últimos meses. E a aproximação do prefeito com o PL explica bastante este cenário.
Bastidor
O apoio de Mário Motta a Topazio é creditado totalmente à relação entre os dois. Apesar de ser do PSD, o deputado estadual é o parlamentar do partido mais distante dos comandos políticos pessedistas. Ou seja, ele atua por conta própria. Isto comprova ainda que a mensagem de apoio ao prefeito foge ao cenário do PSD, que não teve outros representantes ganhando espaço na campanha de Topazio.
Continua depois da publicidade
Hoje tem
A NSC TV fará, na noite desta quinta-feira (3), os cinco debates que fecham o calendário eleitoral deste primeiro turno em Santa Catarina. Todos começam às 22h, em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó e Criciúma.
Particularidades
Salvo em Chapecó, onde serão somente dois candidatos (João Rodrigues e Pedro Uczai), nas demais cidades o debate terá cinco ou seis candidatos. As promessas de bastidores é de que as campanhas levem as “cartadas finais” para o debate de logo mais. A campanha em rádio e TV termina nesta quinta-feira (3), e os debates é que fecham as aparições das candidatas e candidatos.
Novo Procurador
Será nesta sexta-feira (4) a posse do novo Procurador de Justiça do MP-SC. Felipe Martins de Azevedo assume o cargo às 17h, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. Ele atuou como promotor em diferentes cidades do Estado até chegar a Florianópolis, onde ocupou diferentes funções como a coordenação da Força-Tarefa de Atuação Especial no combate aos crimes contra o meio ambiente e ordem urbanística, bem como a corrupção urbanística (FOCCURB) da Capital.