Bom dia! A primeira semana de junho promete. Os bastidores do Poder estão agitados, principalmente pela montagem das chapas para as eleições municipais de 2024. E o Café com Ânderson desta segunda-feira, 3 de junho de 2024, chega quentinho. Leia e veja as fotos abaixo:

Continua depois da publicidade

O vice

Nem no entorno de Jorginho, muito menos no entorno de Topazio há certezas sobre quem será o vice de o atual prefeito de Florianópolis na disputa de reeleição. O que há são apostas, sugestões, hipóteses. Mas, por enquanto, nenhum certeza, que só deve sair da decisão final do governador.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Como foi a reunião

Na noite deste domingo, o assunto foi pauta de um encontro entre Jorginho e Topazio, na Casa D’Agronômica. Mas não houve definição, apenas avaliação do cenário. A escolha deve ficar para as próximas semanas, como tem dito o governador quando perguntado sobre o tema.

Presentes

No principal ato de gestão e também político da prefeitura de Florianópolis nos últimos meses, que foi a inauguração do Multi-Hospital (veja foto abaixo), no Sul da Ilha, no sábado (1º), os três nomes mais comentados para vice estiveram presentes: Edgard Usuy, Gabrielzinho e Maryanne Mattos.

Continua depois da publicidade

Na Fazenda

Um dos primeiros espaços que o governador Jorginho Mello pode ter na prefeitura de Florianópolis com a gestão de Topazio Neto é na secretaria da Fazenda. Pessoas do entorno do governador estão preocupadas com a situação financeira do município e avaliam que algo deve ser feito para mudar o cenário para evitar prejuízos políticos futuros.

Em Rio do Sul

O MDB do Alto Vale, liderado pelo secretário da Infraestrutura, Jerry Comper, está animado e apostando alto na pré-candidatura do ex-prefeito de Rio do Sul, a maior cidade da região, Garibaldi Ayroso, o Gariba. Ele também foi duas vezes prefeito. Entre uma agenda e outra de vistoria de obras, Comper tirou um tempo para, literalmente, colocar o pé na rua com Gariba (veja foto abaixo). No cenário atual, a eleição está aberta em Rio do Sul, com vários pré-candidatos, o que reforça o projeto do MDB.

Mudança de juiz na Presságio

A segunda fase da operação Presságio passa a ter a juíza Cleni Serly Rauen Vieira como responsável pelas decisões judiciais. Como a implantação de um juiz de garantias na Grande Florianópolis, os processos da Vara Metropolitana foram redistribuídos, e ela assumiu uma segunda Vara criada na região. Desta forma, o juiz Eleston Lissandro Canali, que foi quem autorizou as prisões e buscas, não responde mais pelo caso.

De um lado e do outro

Os movimentos da eleição em Criciúma seguem intensos. No sábado, o pré-candidato do PL, o deputado federal e secretário de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Guidi, abonou uma série de filiações (veja foto abaixo). Já o principal adversário de Guidi no cenário atual, o ex-secretário da Fazenda de Criciúma Vaguinho Espíndola, se reuniu, também no sábado, com 150 jovens para discutir o futuro da cidade (veja foto abaixo).

Continua depois da publicidade

Vice em Blumenau

Os debates na chapa do PL em Blumenau passam pelo nome da vice de Egídio Ferrari. A atual vice-prefeita da cidade, Maria Regina Soar (PSDB), voltou a ganhar força. Além dela, está no páreo Patrícia Lueders, a adjunta da Educação no Estado.

Movimentos do PSB estadual

O presidente estadual do PSB de Santa Catarina, Israel Rocha, realizou sua primeira missão oficial em Brasília após sua graduação na Columbia University (veja foto abaixo). Um dos resultados da visita foi a confirmação da vinda do Ministro Márcio França e do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Rodrigo Capelli, a Santa Catarina. A visita deve acontecer ainda no mês de junho.

Antes tarde…

Depois de dias de reclamações e discussões sobre o que ocorreu no Parajasc, a Fesporte enfim publicou um pedido de desculpas. Foi neste domingo, em texto publicado nas redes sociais (veja foto abaixo..

Mais tempo

Nas mudanças feitas pelo governo de SC no projeto do fundo imobiliário para aliviar o déficit previdenciário, o Direto do Campo, na Beira-Mar Norte, ganhou mais tempo para sair do local. Caso seja aprovado o texto, depois da sanção da lei, a desocupação deve ser feita em até um ano e meio.

Continua depois da publicidade

Veja os fatos em fotos do Café com Ânderson: