Bom dia, bom dia! Estamos na sexta-feira, 3 de janeiro de 2025. O Café com Ânderson chegou, e está servido quente de informações de bastidores. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Réveillon
O governo do Estado está comemorando os números da virada de ano no quesito segurança. Nas palavras do governador Jorginho Mello, “Santa Catarina teve o Réveillon mais seguro do Brasil”. A PMSC confirmou que não houve ocorrências graves em nenhuma das grandes festas de Ano Novo em SC.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Verão
Nesta sexta-feira (3), Jorginho vai acompanhar ações da operação Verão em Jurerê Internacional, às 10h, e depois em Itapema, às 12h. Já à tarde, o governador é esperado em Rio do Sul, às 15h, para vistoria da dragagem do rio Itajaí-Açu
Itajaí
O primeiro dia efetivo de trabalho de Robison Coelho (PL) como prefeito de Itajaí deu a tônica do que ele e o vice, Rubens Angioletti, pretendem colocar como prioridade nas ações. Com o apoio da PM, a prefeitura fez uma operação nos bairros focada em segurança. O trabalho foi uma espécie de “choque de ordem” para o começo de gestão.
Continua depois da publicidade
Criciúma
No Sul do Estado, Vaguinho Espíndola (PSD) fez a posse do secretariado escolhido por ele para a prefeitura de Criciúma, nesta quinta-feira (2).
Chapecó
O ex-vereador e atual suplente de deputado estadual pelo MDB, Cleiton Fossá, vai assumir a secretaria de Relações Institucionais e Captação de Recursos de Chapecó.
Segurança
O começo de 2025 nos bastidores da segurança pública de Santa Catarina se resume a um assunto: reposição salarial. É o que tem repercutido entre os agentes das polícias nos últimos dias. A expectativa é que o governo do Estado faça algum anúncio nas próximas semanas.
Caixa reduzido
Um dos principais desafios que terá o prefeito reeleito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD), é ajustar o caixa da prefeitura. O município terá um 2025 duro pela frente na questão financeira, mas a reforma administrativa aprovada pela Câmara no final de 2024 já resolveu uma aberração que estava instituída na organização interna: recolocou o orçamento sob o guarda-chuva da secretaria da Fazenda.
Continua depois da publicidade
Onde estava
Até então, o orçamento da prefeitura de Florianópolis estava vinculado à secretaria geral de Governo, conforme aprovado em 2023, numa minirreforma administrativa. A volta do orçamento para a Fazenda ocorre no dia 8 de janeiro, quando a reforma aprovada em 2024 entra em vigor.
Quem será?
Com Gusttavo Lima se lançando candidato a presidente da República, fica a expectativa de quem será o primeiro político catarinense a postar foto ao lado do cantor sertanejo já de olho nos votos de 2026.
Câmara
O PSOL foi à Justiça contra a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Florianópolis. O partido alega que o ato foi ilegal por excluir a sigla da composição da Mesa e violar a proporcionalidade na composição de cargos.