Olá, bom dia! Vamos ao Café com Ânderson desta quinta-feira, 29 de agosto de 2024. As informações e bastidores quentes daquilo que acontece em Santa Catarina. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Financiamentos
O governo do Estado vai enviar projetos para a Alesc pedindo autorização para dois financiamentos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Somados, os valores chegam a R$ 2 bilhões. Parte dos recursos vai para a Agricultura e a outra para a Infraestrutura.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Semana de votação
Dentro do calendário especial da Alesc por conta do período eleitoral, as atividades dos deputados serão retomados por três dias em setembro: 10, 11 e 12. Será quando o Legislativo deve votar os projetos dos financiamentos, além de outras pautas.
Prioridades
Um dos projetos que terá prioridade do governo e da Assembleia é o que regulamenta no Estado uma lei federal sobre inspeção sanitária. Já outra proposta vai conceder benefícios fiscais ao setor agropecuário.
Continua depois da publicidade
Adiado
O julgamento do pedido de liberdade dos presos na operação Caronte, que investiga o suposto esquema das funerárias de Criciúma, foi adiado. Os processos estavam na pauta da 5ª Câmara Criminal desta quinta-feira (29), mas foram reagendados para as próximas sessões.
Barrados (1)
Santa Catarina tem, até agora, 79 candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral. A maior parte delas, 56, estão em prazo recursal ou já com recurso protocolado.
Barrados (2)
Um dos casos que está em discussão é o do candidato a prefeito de Xavantina, no Oeste, Ari Parisotto (PL). Em primeira instância, a candidatura dele foi indeferida. O juiz entendeu que ele está inelegível, enquanto a defesa de Parisotto alega que a condenação sofrida pelo candidato não implicou inelegibilidade. O caso agora deve ser analisado pelo TRE-SC.
Barroso em Floripa
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, participa, às 9h30 desta sexta-feira (30), de um encontro com estudantes do ensino médio do colégio Marista Social Lúcia Mayvorne, em Florianópolis. A escola fica na comunidade Monte Serrat. A palestra de Barroso terá o tema: “Como fazer diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo”.
Continua depois da publicidade
Avançou
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que inclui na legislação penal o agravamento das penas dos crimes de homicídio e de lesão corporal, quando praticados contra advogado ou advogada no exercício da profissão. A proposta surgiu da bancada de Santa Catarina na OAB Nacional, liderada pelo Vice-presidente Rafael Horn, e da sugestão do advogado catarinense Thiago Coutinho.
Prestigiado
A inauguração do novo escritório do advogado criminalista Mathaus Agacci, em Florianópolis, nesta quarta-feira (28), reuniu nomes influentes. A vice-governadora, Marilisa Boehm, por exemplo, esteve presente, além de desembargadores, promotores e outros nomes da advocacia.