Olá, bom dia! O Café com Ânderson está servido. Uma nova semana se inicia, e a informação de bastidor você lê aqui. Leia abaixo os destaques desta segunda-feira, 28 de outubro de 2024:
Continua depois da publicidade
Marçalismo
Os sinais de que Pablo Marçal (PRTB) arrebatou apoiadores em Santa Catarina está dentro do próprio núcleo bolsonarista. Em postagens nas redes sociais, políticos eleitos na onda de Jair Bolsonaro no Estado tentaram criticar Marçal. Mesmo com apoio de parte dos seguidores, os catarinenses enxergaram uma reação do núcleo marçalista que começa a se formar. É um sinal do que pode vir pela frente em SC nos próximos dois anos.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O partido
Em Santa Catarina, o PRTB de Marçal tem um problema jurídico a resolver. Em agosto, transitou em julgado na Justiça Eleitoral a decisão do TRE-SC que suspendeu a sigla por falta de prestação de contas das eleições de 2020. Na prático, o partido está fora de operação. O que mais impressiona é que ninguém apareceu para se manifestar pelo PRTB dentro do processo.
Bolsonaro
Jair Bolsonaro pode até ter saído satisfeito com o resultado das urnas nas eleições municipais, o que é questionável numa análise geral, mas o fato é que os políticos oriundos do bolsonarismo saem preocupados. A força esperada não aconteceu. E daqui a dois anos muita gente ainda depende deste movimento para continuar ativo na política.
Continua depois da publicidade
Esquerda
Pior do que o tema de casa do bolsonarismo com o resultados das eleições municipais é a lição que fica para a esquerda. A tendência é de que em 2026 a direita avance ainda mais, principalmente no Congresso Nacional. A dor de cabeça já começou.
Jorginho e o MDB
O movimento de Jorginho Mello (PL) de se aproximar do MDB gerou descontentamento entre os bolsonaristas, que resistem em ceder espaços aos emedebistas e também indicam nomes para as posições colocadas em discussão. Após o resultado das eleições municipais, o governo chamou o MDB para uma nova rodada de conversas, envolvendo as secretarias de Agricultura e Portos e Aeroportos, por exemplo.
Resistência
As críticas dos bolsonaristas ao movimento de Jorginho já surgiram ao longo da eleição, quando o governador filiou nomes desvinculados das pautas bolsonaristas.
Penas altas
A condenação do ex-prefeito de Corupá Luiz Carlos Tamanini a 41 anos de prisão na operação Mensageiro confirma a expectativa dos bastidores de que as sentenças, quando forem contrárias aos investigados, tendem a ser de penas altas. Recentemente, em outro exemplo, o ex-prefeito de Pescaria Brava Deyvison Souza, teve a pena aumentada para 85 anos de prisão. Ambos ainda podem recorrer.
Continua depois da publicidade
Nova presidente
Roberta Maas dos Anjos, primeira mulher a assumir a presidência da Casan, em 2019, acaba de ser empossada em mais uma liderança feminina inédita no Estado. Ela é a primeira mulher a presidir o Senge-SC (Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina). A cerimônia de posse, que valerá para o triênio 2024-2027, ocorreu na noite da última quinta-feira (24), no auditório do Crea-SC, em Florianópolis.
Convite internacional
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, foi convidado a participar do World Science Forum, em Budapeste. Com o tema “A interface da ciência e política em época de transformações globais”, o evento que acontecerá de 20 a 23 de novembro na capital da Hungria, reunirá grandes nomes do mundo da ciência, representantes políticos e organizações da sociedade civil do mundo todo.