Olá, olá! Bom dia! Chegamos na quinta-feira, 28 de novembro de 2024. O Café com Ânderson já está servido, quente de informações. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Despedida

Na última sessão como senador por Santa Catarina, durante a licença de Ivete da Silveira (MDB), nesta quarta-feira (28), Beto Martins foi saudado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). Após o discurso final de Martins, Pacheco parabenizou o senador catarinense e afirmou que ele deixou “a melhor impressão possível”.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Secretaria

De volta a Santa Catarina, Beto Martins vai reassumir a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias. A expectativa é que o retorno ocorra entre dezembro e janeiro, após um período de férias.

Em São Paulo

O governador Jorginho Mello (PL) estará em São Paulo nesta quinta-feira para o primeiro leilão de concessão que o Estado realizará na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Em pauta, o futuro do aeroporto de Jaguaruna, que passará a ser administrado por uma concessionária. Jorginho estará acompanhado de secretários, como Ivan Amaral (Portos, Aeroportos e Ferrovias) e Paulinho Bornhausen (Articulação Internacional e Projetos Especiais).

Continua depois da publicidade

Em Brasília

Nesta quarta-feira (27), antes de viajar para São Paulo, o governador esteve em Brasília. Lá, discutiu com o governo federal dois temas: a BR-101 Norte e uma possível concessão do aeroporto de Correia Pinto, na Serra, que é administrado pela Infraero.

Anúncios

O que já está definido começa a ser anunciado. A consolidação da eleição de Julio Garcia (PSD) para a presidência da Alesc deu o primeiro passo público com o movimento dos deputados do Progressistas. Outros anúncios virão nos próximos dias.

Inclusive

O próprio governador Jorginho Mello pode fazer um gesto público em breve na mesma direção. Os dois já conversaram e está decidido que Julio será o presidente da Alesc a partir de 2025. Falta apenas Jorginho oficializar, assim como fez o Progressistas, nesta quarta-feira.

Dor de cabeça

A decisão do TCE-SC, que faz dezenas de apontamentos ao modelo adotado pelo Ciasc para “acordos de parceria”, é uma dura resposta à intenção do governo do Estado de obter o aval do órgão fiscalizador para prosseguir com os processos. Diante das indicações do Tribunal, não será possível seguir com o formato adotado.

Continua depois da publicidade

Falando nisso…

O deputado estadual Matheus Cadorin (NOVO) quer que o ex-presidente do Ciasc, Moisés Diersmann, e o controlador-geral do Estado, Pedro Waltrick, prestem esclarecimentos na Alesc sobre os acordos de parceria. O pedido foi encaminhado à Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa, para que ambos sejam convidados a se explicar.

Movimentado

O clima nos bastidores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) está agitado nesta semana. O motivo: a votação da vaga de desembargador para o TRE-SC, que ocorrerá no próximo dia 4 de dezembro.

Quem disputa

Os desembargadores que se inscreveram para a vaga são: Jorge Luiz de Borba, Saul Steil, Guilherme Nunes Born, Gerson Cherem II e Carlos Roberto da Silva.