Olá, bom dia! Vamos com o Café desta quinta-feira, 28 de março. Muita informação de bastidores com notas quentinhas. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Casaram

No tradicional Lira Clube, em Florianópolis, na noite desta quarta-feira (27), foi oficializada a união de Topazio Neto (PSD) com o PL. Segundo Topazio, a preferência para a indicação do vice é dos liberais. Jorginho fará a indicação. Mas o prefeito vai analisar o nome antes do carimbo.

Os filhos

Filip e Bruno Mello, os filhos de Jorginho Mello, mostraram o tamanho de papel de ambos no processo. No evento de filiação de Florianópolis, foram protagonistas nas conversas e nos posicionamentos.

Aliás

Jorginho confirmou que vai indicar o vice de Topazio, mas não deu spoiler. Só disse que vai analisar entre as opções atuais. Gabrielzinho e Maryanne Mattos, ambos vereadores, são os nomes mais evidentes. Há quem diga, porém, que pode vir surpresa por aí.

Tese

Pelos ambientes “que decidem” em Brasília, cresce o movimento pela tese de que o segundo colocado na eleição de Senado deve assumir a cadeira em caso de cassação do eleito. É o que defende a “Coligação Bora Trabalhar” no caso de Jorge Seif (PL-SC). Um artigo do advogado Georges Abboud, no portal Conjur, defende esta decisão pelo STF. Abboud tem trânsito forte na Capital Federal.

Continua depois da publicidade

Reação

Depois de o PL filiar dois vereadores de São José na semana passada, o PSD anunciou nesta quarta-feira (27) a chegada ao partido de Romeu José Vieira Neto, que dá ao partido a maior bancada da Câmara local.

De saída

A secretária de Educação da Capital, Fabrícia Souza, vai sair da função. Será candidata a vereadora.

Só não será se não quiser

Os bastidores políticos têm muitas incertezas atualmente, mas há algo que ninguém tem dúvida: Julio Garcia (PSD) será o presidente da Alesc em 2025 e 2026.

Falando nisso

A peregrinação no gabinete 107 da Assembleia, nesta quarta-feira (27), comprova esta tese e a força de Julio. Colegas e assessores foram, em procissão, parabenizar o parlamentar pelo aniversário dele.

Continua depois da publicidade

Bicho pegando

A confusão do PL em Balneário Rincão criou uma situação inusitada: o deputado Jessé Lopes (PL) diz que vai poiar uma chapa de oposição ao candidato do próprio partido. Ele não gostou da forma com que Jorginho conduziu a destituição da executiva local.

Lista pública

Uma proposta na Alesc quer criar um cadastro público para pedófilos e agressores sexuais em Santa Catarina. Qualquer condenado por estes crimes estaria na lista. A proposta é do deputado Carlos Humberto (PL).

Veja os fatos em fotos do Café com Ânderson desta quinta-feira (28):