Bom dia! Estamos na terça-feira, 28 de maio de 2024, e o Café com Ânderson já está servido, cheio de informações e bastidores. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Empenhado

Os cães farejadores da informação que trazem os bastidores para a coluna contam que o ex-prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (União Brasil) está em busca de um candidato ou candidata para apoiar nas eleições de outubro, na Capital. Em rota de colisão com Topazio Neto (PSD), Gean estuda possibilidades. Uma delas seria a ex-secretário de Assistência Social da prefeitura, Maria Cláudia Goulart. Atualmente, ela é pré-candidata a vereadora pelo União Brasil.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Tem mais

Além dela, Gean já teria sondado outras opções. O presidente da Câmara da Capital, João Cobalchini (MDB), teria sido procurado para receber o apoio do ex-prefeito, enquanto o União Brasil indicaria o vice. Cobalchini, porém, está dentro do projeto de Topazio, inclusive com um pré-acordo para que o emedebista seja eleito novamente presidente da Câmara caso consiga se reeleger vereador.

E Dário?

Gean e Dario Berger já conversaram. Porém, quem conhece a relação recente entre ambos considera difícil que Gean deixe de lado as rusgas para se aliar a Dário em outubro.

Continua depois da publicidade

Criciúma agitada

O evento de lançamento do programa de Transição Energética Justa do governo de SC, em Criciúma, nesta terça-feira (27), virou um prévia das eleições de outubro na cidade. O ato foi organizado para dar holofotes ao secretário de Meio Ambiente do Estado e pré-candidato a prefeito de Criciúma, Ricardo Guidi (PL). O próprio governador Jorginho Mello (PL) esteve junto para dar força ao movimento e demonstrar o apoio ao projeto de Guidi.

Mas…

Do outro lado, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), preparou uma estratégia para tirar o foco de Guidi. No palco, Salvaro mostrou um vídeo de três minutos com ações que a prefeitura já faz dentro da proposta de transição energética. Os discursos de aliados da prefeitura também foram no mesmo sentido, todos dentro da tática de mudar as atenções voltadas, inicialmente, para o pré-candidato do PL. O principal adversário dele em outubro, Vagner Espíndola (PSD), também esteve no evento. Ele é apoiado por Salvaro.

Separação total

Um grupo de trabalho criado na secretaria da Fazenda do governo de SC vai analisar como pode ser feita a cisão total entre o Detran e a Polícia Civil no Estado. Atualmente, policiais civis fazem parte do quadro do órgão de trânsito, por exemplo. No caso da PC, a ideia é fortalecer a investigação com mais agentes atuando na ponta.

Podemos

Para expandir e fortalecer os trabalhos do Podemos em SC, o vice-presidente estadual da sigla, o deputado estadual Lucas Neves, foi a 15 municípios em 60 horas, no último final de semana. O roteiro no Meio-Oeste foi feito com lideranças locais de olho nas disputas de outubro.

Continua depois da publicidade

Protagonismo

A discussão sobre os terrenos de marinha, no Senado, colocou Santa Catarina em evidência. Lideranças do Estado foram chamadas a debater o tema e devem ter peso importante no que será feito na PEC em tramitação.

Reta final

O governo de SC tem focado em entregas na área da Saúde nas últimas semanas. Somente nesta terça-feira, serão três eventos diferentes em Florianópolis, sendo um deles no hospital Infantil Joana de Gusmão. É a reta final dos trabalhos da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, que na semana que vem deixa o cargo para disputar a eleição em Lages.

Falando nisso…

A eleição lageana vai se mostrando uma das mais agitadas no Estado. Além de Carmen, outros três nomes de força são ventilados para a disputa.

Veja os fatos em fotos do Café com Ânderson:

Continua depois da publicidade