Bom dia, bom dia! Sextou com bastidores exclusivos no Café com Ânderson deste 28 de junho de 2024. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Agora é oposição
Poucas horas antes de divulgar um vídeo, nesta quinta-feira (27), em que deixa claro que será oposição ao prefeito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD), o ex-prefeito da Capital Gean Loureiro (União Brasil) foi ouvido por este colunista em uma conversa por telefone. Ao ser perguntado obre a relação com Topazio, ele foi taxativo: “Não tem mais volta. É zero a possibilidade de voltar a discutir novamente”.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Entre Dário e Pedrão
Gean enxerga-se diante de duas possibilidades “mais prováveis” para apoio na eleição de outubro em Florianópolis: o ex-prefeito Dário Berger (PSDB) e o ex-vereador Pedrão (Progressistas), ambos pré-candidatos a prefeito. Com Dário, a conversa já ocorreu. Com Pedrão, o encontro está marcado para a próxima segunda-feira (1º), às 11h.
O que Gean quer
Nas conversas, o ex-prefeito deixa claro que quer indicar o/a vice. Nomes como o vereador Mamá e a ex-secretária de Assistência Social Maria Claudia Goulart surgem como hipótese. Além disso, Gean espera que algumas premissas apontadas por ele como a gestão fiscal, saúde e educação sejam adotadas pelo pré-candidato a ser escolhido.
Continua depois da publicidade
Encontro com Dário
Na última terça-feira (25), Gean e Dário se reuniram, ambos com suas equipes ao lado. Dário deixou claro que pretende oferecer a cadeira de vice ao União Brasil. Eles discutiram também uma composição partidária.
E Pedrão?
A coluna conversou com o pré-candidato do Progressistas, que confirmou o encontro da próxima segunda-feira (1º). Ele disse estar disposto a conversar com todos os nomes do cenário. Entretanto, colocou uma condição importante: não abrirá mão do vice, que é o coronel Marcelo Pontes. Antes do encontro pessoal, Gean e Dário já falaram duas vezes por telefone. A intenção do ex-prefeito é fazer mais uma reunião com Pedrão antes de definir para qual caminho seguirá. A batida do martelo deve ser na semana de 8 de julho.
E o União?
Sobre o movimento dentro do União Brasil para fazer com que o partido fique com Topazio e deixe Gean isolado, o ex-prefeito mostrou-se tranquilo. Segundo ele, há um acordo interno em que as lideranças locais têm autonomia para darem os encaminhamentos nos municípios onde comandam o partido.
Indireta
As redes sociais da política da Capital ficaram agitadas depois do vídeo divulgado por Gean. Foi um espetáculo de posicionamentos, lamentações, comemorações, diretas e indiretas. Um dos braços direitos de Topazio, o ex-secretário Fábio Botelho, publicou uma imagem de Leonel Brizola com a frase dita pelo ex-governador do RJ e do RS: “A política ama a traição e odeia o traidor”.
Continua depois da publicidade
PSDB em São José
Em nota divulgada, o PSDB disse que ainda não definiu apoio a candidaturas em São José. O posicionamento veio depois do anúncio feito por Fernando Anselmo, liderança do partido na cidade, declarar que estará com Orvino Coelho Ávila (PSD) no projeto de reeleição.
Vice em Chapecó
Com a intenção de chapa pura para disputar a reeleição, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), deve indicar o vereador Valmor Scolari Jr. (PSD) para a cadeira de vice (veja foto abaixo).
CNH
Aprovado na Alesc na quarta-feira (26), o projeto que dá CNH gratuita para pessoas de baixa renda em Santa Catarina será sancionado na próxima terça-feira, às 14h, pelo governador Jorginho Mello (PL).
O local escolhido
Ao determinar para onde deveria ser levado o prefeito de Urussanga, Luiz Gustavo Cancellier, que cumpria prisão domiciliar e voltará para uma unidade prisional, a desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer apontou: “determina-se que Luis Gustavo Cancellier fique preso em cela condizente com suas prerrogativas na área de enfermaria da Penitenciária Industrial de Joinville, local em que sabidamente possui uma das melhores estruturas de saúde do sistema prisional catarinense, com atendimento adequado e inclusive possuindo aparelhos para exames cardiológicos”.
Continua depois da publicidade
Cidadão catarinense
O ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, recebeu o Título de Cidadão Catarinense, em sessão solene feita pela Assembleia Legislativa, na quarta-feira (26). A honraria foi sancionada pelo governador Jorginho Melo (PL) e proposta pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), aprovada por unanimidade pelos parlamentares.