Olá, bom dia! Estamos na quarta-feira, 28 de agosto de 2024. Vamos aos bastidores em notas quentes do Café com Ânderson. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Embates

A tarde e noite desta terça-feira (27) teve bons debates no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) dentro da longa pauta do dia. No caso da representação do PT contra o governador Jorginho Mello (PL) por conta do banner do PL dentro da Casa D’Agronômica, prevaleceu o voto divergente da presidente do TRE, Maria do Rocio Luz Santa Ritta. O relator, Sérgio Graziano, ficou vencido pelos demais colegas. A discussão foi boa.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Nova vereadora

Dentro da mesma sessão do TRE-SC, outra discussão que rendeu bastante debate foi sobre a cadeira de suplente do vereador de Florianópolis Gabrielzinho (PL), que faleceu em junho. Ele foi eleito pelo Podemos, em 2020, e o partido pediu para ficar com a vaga, que foi dada para Noemi Leal, agora no União Brasil. Por 4 a 3, o TRE aceitou a tese do Podemos e cassou Noemi.

Quem assume

Monica Duarte, que tem o bairro Córrego Grande como reduto, é quem fica com a cadeira do Podemos. O advogado do partido, Luis Gustavo Silva, diz que o suplente precisa manter seu vínculo com a sigla para que possa assumir o mandato em caso de sucessão, o que não ocorreu no caso julgado e foi entendido pelo TRE-SC.

Continua depois da publicidade

Reações

A pesquisa da NSC/Quaest para a disputa em Florianópolis gerou diferentes reações dos candidatos na Capital. Teve de tudo, mas cada um buscando uma forma de encontrar pontos positivos nos resultados. Na prática, esquentou o clima para a próxima sexta-feira (30), quando começa a campanha em rádio e TV.

Agitou

De todas as cidades onde a desembargadora do TJ-SC Cinthia Bittencourt Schaefer autorizou operações contra prefeitos, onde mais repercutiu a informação exclusiva do Café de que ela deve assumir a secretaria de Administração Prisional (SAP) foi em Criciúma. No bastidor político da cidade, este é o fato que mais tem movimentado as conversas.

Vai aceitar?

Com a volta do governador Jorginho Mello (PL) a Santa Catarina, nesta quarta-feira (28), depois de um começo de semana em Brasília, a batida do martelo da entrada de Cinthia no governo deve ocorrer.

Impugnação

A defesa de Elizeu Mattos (MDB), candidato a prefeito de Lages, já protocolou a resposta ao pedido de impugnação da candidatura do ex-prefeito da cidade feito pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O advogado Maykhel Beltrame Goulart alega que a renúncia de Elizeu durante comissão processante que poderia cassá-lo, em 2016, motivadora de uma eventual inelegibilidade do político, como aponta do MPE, ocorreu pela morte da esposa do emedebista. Para o defensor, não houve dolo com a intenção de se evitar a cassação.

Continua depois da publicidade

Encaminhamento

O juiz Antônio Carlos Junckes dos Santos, responsável pelo caso, deu prazo de três dias para o MPE se manifestar sobe o pedido da defesa do candidato. O despacho é desta terça-feira (27).

Homenagem

A Alesc fez uma sessão especial, nesta terça-feira (27), para homenagear o programa Educando Cidadãos, que trabalha o combate à corrupção. O promotor Affonso Ghizzo Netto, coordenador do projeto, e os demais envolvidos estiveram presentes no ato.