Olá, bom dia! Mais uma semana que termina, e o Café com Ânderson está servido, quentinho de informações. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Nova soltura

Além dos 12 presos soltos na primeira decisão dada na tarde de quinta-feira (26), a desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer atendeu a um recurso da defesa de Luiz Henrique Cavalli, que não havia sido mencionado no despacho da operação Caronte. Com isso, ele também ganhou a liberdade, no final da tarde de quinta. Ao todo, estão soltos 13 dos 17 presos nas duas fases da Caronte.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A decisão

A soltura de Clésio Salvaro e outros 12 investigados ocorreu num formato que não é tão comum nas decisões da desembargadora nos casos que envolvem prefeitos. Ela concedeu as solturas “de ofício”, que ocorre quando não há um pedido específico para as solturas. Entretanto, uma petição dos advogados de Anilso Cavalli, causou impacto. Eles relataram supostas condições inadequadas para Cavalli, que é advogado, dentro do sistema prisional. O mesmo vale para o empresário Gineides Varela da Silva Junior.

Os motivos

Este fato foi amplamente explorado pela desembargadora na decisão. Cinthia somou isto para soltar os 13 denunciados ao entendimento de que eles não oferecem risco estando soltos.

Continua depois da publicidade

Chegada

Apoiadores de Clésio fizeram um ato na região central da cidade para recebê-lo, na noite de quinta-feira. O prefeito ficará afastado do cargo por quatro meses. Caso não haja decisão contrária até o final do ano, Clésio pode terminar o mandato fora da função.

Decisão revertida

O TRE-SC mudou o entendimento de primeira instância que determinou a Orvino (PSD) que desse direito de resposta nas redes sociais a Adeliana (PL). O trecho usado por Orvino é sobre uma citação de que ela seria defensora da medicina cubana. Por unanimidade, os juízes do TRE deram razão ao recurso de Orvino e descartaram o direito de resposta.

Jorginho presente

Falando em São José, o governador Jorginho Mello (PL) foi até a cidade, nesta quinta-feira. Ele participou de um caminhada ao lado de Adeliana (PL), como tem feito em outras cidades onde o PL tem candidatura.

De volta

Na próxima segunda-feira (30), Jorginho volta ao cargo de governador depois de 12 dias dedicados à campanha eleitoral.

Continua depois da publicidade

Planejamento

Com a participação dos secretários de Estado Aristides Cimadon, Marcelo Fett e Danieli Porporatti, os diretores das Câmaras Técnicas da Acafe estão discutindo o planejamento da instituição para 2025. A presidente da instituição, reitora Luciane Ceretta, fez a abertura do evento nesta quinta-feira (26) na ESAG, apresentando os números consolidados do primeiro ano de Universidade Gratuita. Já são 40 mil alunos matriculados no programa. O evento conta com representantes das 14 universidades comunitárias que compõem o sistema. Ele segue ao longo desta sexta-feira (27).

Último dia

A NSC TV termina nesta sexta-feira (27) as entrevistas de 30 minutos com os candidatos às prefeituras de Florianópolis, Criciúma, Joinville e Blumenau. Em Chapecó terminou na terça-feira.

Olho nos debates

Na próxima semana, no dia 3 de outubro, a NSC TV promove os esperados debates da quinta-feira antes da eleição. Será às 22h, com transmissão ao vivo. Os encontros ocorrem em Florianópolis, Criciúma, Joinville, Blumenau, e Chapecó.