Bom dia! Chegou o dia 27 de junho de 2024. Nesta quinta-feira, o Café com Ânderson já está servido. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Passou

Aprovado nas comissões da Alesc pela manhã e no plenário à tarde, nesta quarta-feira (26), o projeto que cria o programa “CNH Emprego na Pista” para dar a carteira de motorista de graça para pessoas de baixa renda com fins profissionais agora segue para a sanção de Jorginho.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Pensando lá na frente

Nos bastidores, há um acordo prévio no grupo de apoio ao prefeito Topazio Neto (PSD) para que, caso ele se reeleja, um nome ganhe apoio para a eleição da presidência da Câmara de Vereadores: é João Cobalchini (MDB), atual presidente da Casa e pré-candidato a vereador.

Relação com Gean

Um dos entraves para o avanço da relação entre Topazio Neto e Gean Loureiro (foto abaixo), durante os últimos meses, foi a posição do atual prefeito de não aceitar indicações feitas pelo ex-prefeito para secretarias. Um dos exemplos é na secretaria de Infraestrutura, que Gean indicou a esposa dela, Cintia Loureiro, para a função.

Continua depois da publicidade

Bolsa Família

Em evento na Casa D’Agronômica, nesta semana, o governador Jorginho Mello (foto abaixo) disse que Santa Catarina tem o índice mais baixo do Brasil em beneficiários do Bolsa Família. Além disso, afirmou que já pediu para a secretaria de Assistência Social ir atrás das famílias que recebem os valores para entender o que pode ser feito para que elas tenham fontes de renda através de emprego e não depender do benefício.

Nadal no comando

Pela segunda vez, o presidente da Alesc, Mauro de Nadal (MDB), será o governador interino de Santa Catarina. Entre 8 e 14 de julho, enquanto Jorginho Mello (PL) vai a Portugal e Marilisa Boehm (PL) ao Uruguai, caberá ao deputado comandar o Estado. A posse será no dia 7, às 20h.

Agenda

A agenda do governador interino está em construção, segundo a assessoria dele, e será divulgada nos próximos dias.

Circulando

No último dia do Summit Cidades, nesta quarta-feira (27), pelo menos três dos pré-candidatos a prefeito foram vistos no evento ao mesmo tempo, pela manhã: Marquito (PSOL), Pedrão (PP) e Topazio Neto (PSD).

Continua depois da publicidade

Perdas em 2024

Nesta quarta-feira, o deputado Lucas Neves (Podemos) apresentou dados sobre a situação do agronegócio na Serra Catarinense e disse que os valores são alarmantes. De acordo com um relatório das cooperativas Copercampos, Cooperplan, Copérdia e Cravil, nas cidades de Lages, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Correia Pinto, São José do Cerrito, Otacílio Costa, Palmeira e Bom Retiro, o setor deve enfrentar uma perda de faturamento de R$ 210 milhões na safra 2023/2024. O motivo: as chuvas frequentes.

Alta procura

Sem disputa de reeleição, Tubarão tem nove pré-candidatos a prefeito neste ano. A tendência é que o número reduza conforme as negociações avencem, mas o jogo mostra-se aberto nas conversas.

Veja os fatos em foto do Café com Ânderson: