Bom dia! Está servido o Café com Ânderson de 27 de agosto de 2024. As notas e bastidores quentes desta terça-feira. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Repercussão
A informação trazida em primeira mão pelo Café desta segunda-feira (26), sobre a mudança na secretaria de Administração Penal e Socioeducativa do governo de Santa Catarina, causou agitação nos bastidores. Repercutiu tanto no mundo político como no jurídico a possibilidade da desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer deixar o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC).
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Decisão
A batida do martelo ainda não ocorreu. O convite foi feito na semana passada. No mundo jurídico, a especulação é que dificilmente a desembargadora deixaria o Judiciário. Caso aceite a função no governo do Estado, Cinthia teria que se aposentar no TJ-SC.
Cenário em Florianópolis
A NSC TV divulga nesta terça-feira (27), no Jornal do Almoço, a partir das 11h45min, a primeira pesquisa eleitoral da eleição de 2024 em Florianópolis. O levantamento é da Quaest, empresa contratada com exclusividade pela NSC.
Continua depois da publicidade
Cercado
O governo do Estado lançou um edital de licitação para fazer uma cerca e portões em frente ao Centro Administrativo, na SC-401. O cercamento será feito na altura de onde fica o acesso inicial para carros, com um portão para veículos e outros dois para pedestres.
Detalhes
As obras precisam ser feitas em até 90 dias. O custo do projeto, de acordo com o edital, é de a R$ 190.272,57. As propostas para a obra serão conhecidas no dia 10 de setembro.
Na pauta
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) volta a julgar, nesta terça-feira, a representação do PT contra o governador Jorginho Mello pelo banner do PL colocado dentro da Casa D’Agronômica. A presidente do TRE-SC, Maria do Rocio Luz Santa Ritta, pediu vista na sessão passada, e lerá o voto dela nesta terça-feira.
O que se discutirá
Maria do Rocio já adiantou que deve divergir do voto do relator, o juiz Sérgio Graziano. Pela fala dela na última sessão, Graziano votou para que a representação seja analisada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e não pelo TRE-SC.
Continua depois da publicidade
Pauta cheia
A sessão desta terça-feira do TRE-SC, que tradicionalmente se inicia às 17h, foi marcada para as 16h. O motivo é a quantidade de processos em pauta. Sinal de que a eleição já está pegando fogo em SC.
Nova lei
O governador Jorginho Mello sancionou, nesta segunda-feira (26), o projeto que cria o programa “Cem Cópias Sem Custo”. A ideia do projeto é incentivar a produção literária e cultural no Estado. Os beneficiários do programa poderão imprimir e publicar, no mínimo, 100 exemplares de livros ou trabalhos acadêmicos por ano.