Bom dia, bom dia! Estamos na terça-feira, 26 de novembro de 2024. O Café com Ânderson está servido, quentinho de informações, bastidores e análise. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Mulheres

Com a nomeação da procuradora Gladys Afonso, no Quinto Constitucional do MP-SC, para uma vaga de desembargadora no TJ-SC, o governador Jorginho Mello (PL) estabelece uma marca: até agora, nas duas vagas de Quinto Constitucional definidas em sua gestão, as escolhidas foram mulheres. Antes de Gladys, a vaga havia sido ocupada por Fernanda Sell, pelo Quinto da OAB-SC.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Lista

A nomeação da procuradora também marcou o governador Jorginho Mello. Embora não haja obrigatoriedade, a “tradição” indica que os primeiros colocados nas listas tríplices têm preferência para nomeação. No entanto, essa tradição nem sempre é seguida por quem nomeia, seja o presidente da República ou o governador, e cada vez mais tem perdido força. Nesta lista, Jorginho optou pela segunda colocada.

Foi, mas voltou

Após o presidente da Fesporte, Freibergue Rubem do Nascimento, anunciar os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) 2025 para Lages, na semana passada, o governador Jorginho Mello (PL) determinou que a sede fosse transferida para Chapecó, que havia sido a única cidade a se inscrever para receber as disputas.

Continua depois da publicidade

Lugar certo

Não fazia sentido retirar os jogos do único município interessado e transferi-los para outro sem uma explicação plausível. Jorginho corrigiu a rota de um erro cometido pela Fesporte.

Tucanos

O deputado federal Aécio Neves e o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, confirmaram presença no encontro do Projeto 2026, em Florianópolis, no dia 3 de dezembro. A organização é do deputado estadual Marcos Vieira, presidente estadual da sigla.

Pré-candidato

O encontro dos tucanos é uma prévia do movimento que Marcos Vieira tem falado desde antes das eleições municipais: o PSDB terá candidato a governador em 2026 no Estado. O nome na mesa é o do próprio deputado estadual, que não esconde seu desejo de ser o candidato do partido para a disputa da majoritária.

Dobradinha

Na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado, a dupla que comanda a pasta tem adotado um ritmo de divisão de tarefas. Enquanto o titular, Jerry Comper, visita e acompanha as obras, o adjunto, Ricardo Grando, tem acompanhado o governador em agendas oficiais. Nos bastidores da secretaria, a informação é de que os dois mantêm uma sintonia fina nas ações.

Continua depois da publicidade

Aliás

O MDB já teria fechado questão internamente de que não há possibilidade de mudança no comando da Secretaria de Infraestrutura dentro do próprio partido. Apesar de ter surgido no governo a possibilidade de o deputado federal Carlos Chiodini (MDB) ser nomeado para a pasta no lugar de Jerry, essa alternativa não é cogitada pela bancada estadual emedebista.

Itinerante

As sessões da Assembleia Legislativa (Alesc) desta semana serão em Chapecó, a última cidade a receber o modelo itinerante adotado em 2024 para comemorar o aniversário do Legislativo catarinense.

Depois…

A partir da próxima semana, começa a reta final na Alesc, com aqueles tradicionais momentos. Até o momento, não há um “pacotão” tramitando do governo na Assembleia, e a tendência é que não haja movimentação nesse sentido.