Olá, olá! Bom dia! Estamos na quarta-feira, 25 de setembro de 2024. Faltando menos de duas semanas para a eleição municipal, o cenário fica ainda mais agitado. E o Café com Ânderson traz os detalhes. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Negado

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca rejeitou a liminar em habeas corpus para soltar o empresário Guilherme Mendonça, um dos presos na segunda fase da operação Caronte. Ele foi detido junto a outras nove pessoas, incluindo o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Argumentos

Para o ministro, “nessa análise preliminar, é consabido que a gravidade concreta dos crimes serve como fundamento para a decretação ou manutenção da prisão preventiva, ante a necessidade de atuação do Estado, nos termos do art. 312 do Código de Processo Penal”. A partir de agora, o pedido de habeas corpus continua a tramitação no STJ para que seja analisado no mérito pelo ministro e demais membros da Quinta Turma.

Eleição…

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) fará, nesta quarta-feira (25), a partir das 14h, a sessão extraordinária para a eleição de presidente, vice-presidente e corregedor-geral, além de membros da Comissão de Ética, para o biênio 2025-2027.

Continua depois da publicidade

… e reeleição

O atual presidente, Herneus de Nadal, será reeleito para a função, num acordo interno. O vice-presidente continuará sendo José Nei Ascari, enquanto a Corregedoria se mantém com Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.

Jogos virtuais

Diante dos recentes acontecimentos envolvendo artistas e influenciadores digitais, o deputado federal Jorge Goetten (Republicanos) se manifestou de forma enérgica contra a divulgação irresponsável de jogos ilegais. O parlamentar voltou a destacar a relevância do projeto de sua autoria que criminaliza a prática dos jogos ilegais e a sua divulgação, com penas de até seis anos de prisão: “Sou apoiador do jogo, mas sempre com responsabilidade e como uma forma de diversão, não como fonte de renda”.

De olho no impacto

Nas cidades onde Bolsonaro passou, nos últimos dias, candidaturas apoiadas ou por ele ou de adversários já começaram a medir em levantamentos nas ruas se houve mudança ou não de cenário com a vinda do ex-presidente. O resultado prático, porém, só no dia 6 de outubro.

Jair e Jorginho

Os dois nomes acima não se referem a o ex-presidente e ao governador de SC. Falo dos candidatos a vereador de Balneário Camboriú, Jair Renan (PL), filho do ex-presidente, e Jorginho Seif, filho do senador Jorge Seif (PL). Os dois têm apostado, nas redes sociais, na relação bolsonarista das famílias para conquistar votos e apoio.

Continua depois da publicidade

Chapecó

A segunda entrevista Jornal do Almoço de Chapecó, onde estive ao lado da apresentadora Letícia Ferrari, teve Pedro Uczai (PT), nesta terça-feira (24). Ele disse que, se for eleito, vai cumprir o mandato de quatro anos, sem abrir mão da cadeira para disputar eleição em 2026. Uczai é cotado para disputar o Senado pelo PT em Santa Catarina.

Aliás

Há um otimismo dentro do PT catarinense em relação às eleições nas Câmaras de Vereadores. Membros da sigla acreditam que o partido pode aumentar a ocupação no Legislativos municipais em 2024.