Olá, bom dia! Começamos mais uma semana. Estamos na segunda-feira, 25 de novembro de 2024, e o Café com Ânderson está servido. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Quinto

O governador Jorginho Mello (PL) deve decidir até quarta-feira (27) quem nomeará para a cadeira de desembargador do TJ-SC na Lista Tríplice do MP-SC. Até lá, ele deve conversar com Alexandre Grazziotin, Gladys Afonso e Monika Pabst, os três procuradores que integram a lista.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Briga de cachorro grande (1)

Os governadores de São Paulo, Tarcísio Freitas, e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, mostraram que o Consórcio dos Estados do Sul e do Sudeste (Cosud) também envolve política. A disputa de ambos para ver quem ficaria com o grupo temático de segurança pública dentro do órgão foi intensa. A sexta-feira (22) do Cosud em Florianópolis teve bastidor agitado nas conversas para a definição

Briga de cachorro grande (2)

Ao final, a batida do martelo foi daquelas dignas de negociações políticas. O grupo temático de segurança pública ficou com São Paulo, mas Cláudio Castro será o próximo presidente do Cosud, quando Ratinho Jr., governador do Paraná, terminar o atual mandato.

Continua depois da publicidade

Sem dificuldades

A reforma administrativa de Topazio Neto (PSD) na prefeitura de Florianópolis será aprovada em dezembro. Com maioria na Câmara de Vereadores, o Executivo não terá obstáculos para garantir a “nova cara” da prefeitura para o mandato que começa em 2025.

Ocupação

Depois da aprovação do projeto é que deve ser acelerado o processo de indicações aos cargos que estarão estabelecidos. Partidos que estiveram com Topazio na eleição vão ter espaços nas secretarias.

De volta

Quem vai voltar para a prefeitura no novo mandato do pessedista em Florianópolis é Fábio Botelho. Ele foi secretário-geral de Governo até o começo de 2024. Com a reforma administrativa, Botelho ficar com a chefia do gabinete do prefeito.

Em Chapecó

O governador Jorginho Mello (PL) participa de agendas em Chapecó, nesta segunda-feira (25). Apesar de não estar entre as pautas, Jorginho deve ser questionado sobre o movimento da Fesporte de levar os Jasc de 2025 para Lages, sendo que Chapecó havia sido a única cidade inscrita para receber os jogos.

Continua depois da publicidade

Eleição da OAB

A vitória de Juliano Mandelli para a presidência da OAB-SC consagra o atual mandato de Cláudia Prudêncio à frente da entidade e mantém o grupo da situação à frente da entidade para mais uma gestão. Ao mesmo tempo, o resultado credencia o atual vice-presidente da OAB Nacional, o catarinense Rafael Horn, a brigar pela presidência nacional no começo de 2025.

Túnel

O projeto do túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes terá um “xerife” dentro do governo do Estado: será o secretário de Articulação Internacional e Projetos Especiais, Paulinho Borhnausen. Jorginho o designou para a função. Paulinho foi um dos idealizadores da proposta, que prevê uma ligação orçada em R$ 2 bilhões.

Ludopatia

Em visita a clínicas em Portugal, o deputado estadual Lucas Neves (Podemos), presidente da Comissão Antidrogas da Alesc, buscou referências para enfrentar o vício em jogos de azar em Santa Catarina. Na Europa, o transtorno já é tratado como dependência há anos. A ludopatia, como é chamada a compulsão pelo jogo, tem mecanismos semelhantes aos da dependência de álcool ou drogas. Neves defende terapias multidisciplinares e campanhas de conscientização para prevenir e tratar o problema.