Olá, bom dia! Chegamos na terça-feira, 24 de setembro de 2024. O Café com Ânderson está serviço, com informações quentes. Leis abaixo:

Continua depois da publicidade

Orações

O universo político em Santa Catarina ficou comovido com o quadro de saúde da prefeita de Trombudo Central, Geovana Gessner (MDB). Uma corrente de oração se espalhou através do pedido de pessoas próximas a ele. Na noite desta segunda-feira (23), o deputado federal Rafael Pezenti (MDB) divulgou um vídeo com a informação de que a prefeita passou uma cirurgia de amputação de uma das pernas.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Perdemos, de novo

Foi na edição desta segunda-feira (23) que escrevi aqui no Café sobre o clima acirrado nos debates, algo ainda celebrado por muitos espectadores. E, para quem achava que o limite já havia sido ultrapassado, na noite de segunda-feira teve mais uma agressão na disputa da prefeitura de São Paulo. A glamourização de candidatos com posturas tidas como “irreverentes” ou “impactantes” coloca em xeque um processo tão fundamental que é a eleição.

Entrevistas

Nesta terça-feira (24), ocorre o segundo dia das entrevistas promovidas pela NSC TV com os candidatos de cinco das principais cidades de Santa Catarina. Em Chapecó, estarei ao lado da apresentadora Letícia Ferrari para a participação de Pedro Uczai (PT).

Continua depois da publicidade

Em aberto

Na primeira entrevista feita em Chapecó, com João Rodrigues (PSD), o atual prefeito da cidade deixou em aberto a possibilidade de renunciar ao cargo para disputar as eleições de 2026. Ele é cotado para ser candidato a governador pelo PSD. Durante a entrevista, Rodrigues também disse que não se considera uma oposição ao governador Jorginho Mello (PL).

Falando em Chapecó…

A maior cidade do Oeste tem crescido consideravelmente nos últimos anos, principalmente após se tornar uma porta de entrada para imigrantes. O número de venezuelanos, por exemplo, aumenta a cada dia diante das oportunidades de emprego. Um olhar que os gestores públicos, tanto municipais quanto estaduais, precisam reforçar.

Aliás

Os movimentos de Jorginho e João Rodrigues, nos últimos dias, mostram por onde a passa o impacto do resultado das eleições de 2024 com os olhos em 2026. Ambos circularam pelo Litoral catarinense, região que tem crescido de forma exponencial nos últimos anos e reúne a maior parte da população de Santa Catarina. Tanto o governador como o prefeito de Chapecó sabem a força da faixa litorânea e o quando o resultado deste ano pode contribuir ou não projeto de individual de ambos em 2026.

Confrontos

Na faixa litorânea (e proximidades), aliás, está a maior concentração de enfrentamentos entre PL e PSD. Outro motivo para a posta de Jorginho e João. As urnas, no dia 6, vão dar o primeiro sinal de quem arranca melhor politicamente para 2026. O que resume as idas de ambos para as cidades da região.

Continua depois da publicidade

Direita x direita

Os conflitos entre PL e PSD escancaram que Santa Catarina não tem como protagonismo uma disputa entre direta e esquerda. Virou direta versus direita.

De MG para SC

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) estará em cinco cidades de Santa Catarina, nesta terça-feira, para apoiar candidaturas: Jaraguá do Sul, Timbó, Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú.