Olá, bom dia! Sexta-feira chegou! O Café com Ânderson já está servido neste 24 de maio de 2024. São notas e informações de bastidores. Veja abaixo:
Continua depois da publicidade
Sem faixa exclusiva
O governador Jorginho Mello (PL) vetou o projeto aprovado na Alesc que permitia a implantação de faixa exclusiva ou preferencial para motocicletas nas rodovias estaduais de Santa Catarina. O texto era de autoria do deputado Sérgio Guimarães (União Brasil).
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Alegação
Ao vetar, Jorginho argumentou que a lei é inconstitucional e contrária ao interesse público, a partir de pareceres da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da secretaria de Estado de Infraestrutura. O veto, agora, volta para a análise dos deputados.
Rumo a Joinville
No dia 4 de junho ocorre a segunda sessão itinerante da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Assim como foi em Blumenau neste mês, os deputados vão a Joinville para fazer as reuniões de comissões e as sessões plenárias da semana.
Continua depois da publicidade
O inverno
Será nesta sexta-feira, em Urubici, pela manhã, e em Lages, à noite, a abertura da Estação Inverno, que é o projeto do governo do Estado para valorizar o frio, assim como ocorre com o verão. Jorginho participará.
Pote de ouro
O inverno de Santa Catarina ainda tem muito mais a ser melhor explorado. A ideia do Estação Inverno é parecida com a operação Veraneio, com foco em segurança pública. Falta para a Serra, entretanto, um salto de infraestrutura.
Agitou
A operação da Polícia Civil de SC em Imbituba, nesta quinta-feira (23), intensificou os bastidores políticos para a disputa de outubro. Dez servidores foram afastados dos cargos. A investigação apura a suspeita de contratação de “máquinas-fantasmas” para obras na cidade.
Investimento em infraestrutura
A comitiva de deputados estaduais que está na Coreia do Sul se reuniu com a embaixadora brasileira no país, a catarinense Márcia Abreu (veja foto abaixo). Ela alertou sobre a importância de obras de infraestrutura e melhoria, sobretudo nas rodovias brasileiras e catarinenses, como condição fundamental para aumentar o potencial de atração de novos investimentos estrangeiros.
Continua depois da publicidade
Falência pública
As semanas consecutivas de caos em Porto Alegre revelam o quanto a inoperância pública pode causar estragos de proporções inimagináveis. É um recado claro a gestores públicos sobre manutenção e administração de cidades. Todo pré-candidato deveria estudar o que ocorre no Estado gaúcho para que erros não se repitam.
Homenageado
O TJ-SC fez, nesta quinta-feira, um cerimônia para nomear o espaço privilegiado no topo de Torre II do prédio do Judiciário catarinense como Salão Servidor Dr. Paulo Gonzaga Martins da Silva. A solenidade reuniu familiares, diversos ex-presidentes da Corte Estadual, desembargadores, juízes, promotores, advogados, servidores e amigos de Paulo Martins, que morreu em 2016 e foi secretário-geral do TJ-SC.