Bom dia, bom dia! O Café com Ânderson está servido. As informações e bastidores desta quarta-feira, 23 de outubro de 2024, em notas curtas. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Sem dificuldade

A aprovação da descompactação do plano de carreira dos professores, em tramitação acelerada na Alesc, mostrou que o governo Jorginho está longe de estar problemas com os deputados estaduais. O que chegou, e o Executivo articulou, passou.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Juntos

Jorginho e Topazio Neto estiveram juntos no teste da iluminação cênica da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, nesta terça-feira (23). Topazio, inclusive, divulgou nas redes sociais uma foto de ambos com as luzes acesas ao fundo. E escancarou nas redes sociais um apelido de bastidor do governador: Little Jorge.

Via litorânea

O governo do Estado lança logo mais, às 14h, as ordens de serviço dos projetos executivos da BR-102/Via Litorânea/Corredor Litorâneo/ Via Mar, entre Joinville e Biguaçu. Será na Casa D’Agronômica.

Continua depois da publicidade

Aliás… (1)

A obra da via paralela na BR-101 é urgente. Deveria ser a prioridade número 1 do governo do Estado. Porém, é uma construção de longuíssimo prazo, levando em conta o prazo dos projetos, a decisão sobre concessão ou PPP.

Aliás (2)

E, falando na ordem de serviço dos projetos executivos, a coluna apurou que ela já havia sido dada ainda no governo Carlos Moisés. Entretanto, com a mudança de governo, os trabalhos foram paralisados. Agora, ocorrerá a retomada, com um atraso de quase dois anos.

Sem efetivo

O setor de inteligência da secretaria de Segurança Pública (SSP) tinha, em torno de, 20 pessoas até 2018. Com o fim do status de secretaria, determinado pelo então governador Carlos Moisés da Silva, o efetivo caiu para nove. Recentemente, o quadro é de três pessoas.

Facções

Para as investigações envolvendo grupos criminosos, como as facções que entraram em conflito no final de semana em Florianópolis, há somente um servidor dedicado ao assunto.

Continua depois da publicidade

Após ataques nas ruas

Na noite de segunda-feira (21), Jorginho Mello recebeu no gabinete do Centro Administrativo o secretário da SSP, Flávio Graff. Os dois ficaram reunidos por pouco mais de uma hora.

Sem vacinas

É gravíssima a crise da falta de vacinas gerada por erro do governo federal. O impacto já é sentido em Santa Catarina. A gestão dos imunizantes no Ministério da Saúde passa por um momento turbulento e precisa ser revista com urgência.

Fora da pauta

Apesar da expectativa nos bastidores sobre um eventual julgamento da denúncia contra Clésio Salvaro e os demais acusados na operação Caronte, o caso ainda não foi pautado na 5ª Câmara Criminal. O grupo se reúne nesta quinta-feira (24), mas em sessão virtual.