Bom dia! A quinta-feira, 23 de maio de 2024, chegou. E, com ela, veio também o Café com Ânderson, que está servido quentinho. Leia abaixo e veja as fotos:

Continua depois da publicidade

Exonerações

Fonte próxima ao prefeito Topazio Neto (PSD) nega que as exonerações mais recentes ocorridas na prefeitura de Florianópolis tenham ligação com o ex-prefeito Gean Loureiro.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Falando nisso…

Na “tainhada” desta quarta-feira (22), na Barra da Lagoa, os vereadores Gabrielzinho e Maryanne Mattos, ambos do PL, marcaram presença ao lado de Jorginho e Topazio. Nos eventos do PL em que o governador e o prefeito esteja, a dupla cola junta. Os dois vereadores disputam a cadeira de vice de Topazio na eleição municipal da Capital.

Sancionada

O prefeito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD), sancionou uma lei aprovada na Câmara de Vereadores que proíbe a denominação de ruas em “homenagem a pessoa que tenha praticado ato de racismo, injúria racial e que esteja historicamente ligada à exploração do trabalho escravo, bem como a pessoa que tenha cometido crimes contra a humanidade e os direitos humanos”. O projeto é de Tânia Ramos (PSOL).

Continua depois da publicidade

Pé no acelerador

Pré-candidato a prefeito de Itajaí, o deputado federal Carlos Chiodini (MDB) está em ritmo acelerado. A primeira missão dele tem sido falar sobre os assuntos da cidade nas redes sociais. Como, até então, o reduto eleitoral dele era Jaraguá do Sul, o objetivo de Chiodini é mostrar a relação dele com a cidade do Litoral Norte.

Aprovado

Passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado o projeto da senadora catarinense Ivete Appel da Silveira (MDB) que busca aprimorar a capacitação de agentes públicos e privados em proteção e Defesa Civil. Como não há necessidade de votação em plenário, neste caso, na próxima semana o texto vai para a Câmara dos Deputados.

Como assim?!

Repercutiu mal entre os deputados a ideia do governo de SC de mexer no sistema de proteção social dos militares estaduais neste ano. A informação da colega Dagmara Spautz, de que o Executivo se prepara para enviar o texto, não foi bem recebido pelos parlamentares, que só enxergam as eleições municipais pela frente nos próximos meses.

Reedição

Uma dupla conhecida de Balneário Camboriú agora se prepara para disputar a eleição em Camboriú. Depois de Leonel Pavan (PSD), chegou a vez de Edson Piriquito mostrar-se disposto a atravessar a BR-101 para ser prefeito na cidade vizinha.

Continua depois da publicidade

Aliás

Depois de dois meses intensos de negociações, em março e abril, maio tem sido de clima mais ameno na preparação para as eleições municipais. Junho, salvo até o dia 6, quando secretários de Estado que vão concorrer precisam sair dos cargos, deve seguir no mesmo caminho. A partir de julho, entretanto, o “bicho volta a pegar”, com a concretização das chapas.

Apoio fundamental

Os aeroportos de Santa Catarina se tornaram vitais para a ajuda ao Rio Grande do Sul nas últimas semanas. E a relevância é tamanha que os terminais entraram no plano emergencial do governo federal para uma malha que vai atender os gaúchos até a reabertura do Aeroporto de Porto Alegre.

Veja os fatos em fotos do Café com Ânderson: