Olá, bom dia! Chegamos ao dia 23 de julho de 2024, terça-feira. O cenário anda cada vez mais agitado por conta das convenções municipais das eleições deste ano. E o Café com Ânderson chega quentinho. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Cruzaram sangue

A chapa do prefeito Topazio Neto (PSD) para a eleição em Florianópolis fez um movimento importante na política catarinense. O PSD e PL, que devem rivalizar em algumas das principais cidades do Estado, se aproximaram bastante para estruturar a campanha de reeleição na Capital. A entrada de Filipe Mello na campanha é uma grande demonstração disto.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Lideranças

Um jantar, na noite desta segunda-feira (23), reuniu algumas das principais lideranças do PSD, União Brasil e MDB em Santa Catarina. Foi na casa de Eron Giordani, presidente estadual do PSD (veja foto abaixo).

Novo senador

A posse de Beto Martins (PL) como senador no lugar de Ivete da Silveira (MDB) fortalece ainda mais o PL em Santa Catarina. O partido passa a ter duas cadeiras no Senado, seis na Câmara dos Deputados e 11 na Alesc, além do governador do Estado.

Continua depois da publicidade

Aliás

As conversas para que Beto assumisse vinham ocorrendo há mais de mês. Mas havia resistência dentro do MDB justamente pelo espaço que o PL ganharia em período eleitoral. Era para ter acontecido antes, esteve muito perto disto, mas ficou para este final de julho.

Judiciário

Crescem os burburinhos de que o TJ-SC pode aumentar o número de desembargadores nos próximos meses. Os estudos estariam em andamento, para a transformação dos atuais cargos de juízes de segundo grau em cadeiras de desembargador. A possibilidade já tem movimentando possíveis interessados em eventuais vagas do Quinto Constitucional, tanto na OAB como no MP-SC.

Falando nisso…

O TRE-SC deve abrir em setembro as vagas de juiz para a advocacia, tanto de titular como de substituto. Os movimentos de olho nas cadeiras já acontecem.

Desistiram

Seis pré-candidatos a vereador pelo Republicanos, em Criciúma, anunciaram que não vão disputar a eleição (veja foto abaixo). A mudança de planos ocorre após a sigla optar por apoiar Ricardo Guidi (PL) e não Vaguinho Espíndola (PSD).

Continua depois da publicidade

Sem candidatura

O partido NOVO optou por não ter candidato a prefeito em Palhoça. O empresário Luiz Carlos Zunino era o pré-candidato, mas a convenção do final de semana passado confirmou uma decisão da executiva estadual de não lançar candidatura na cidade.

Só São José

Das quatro maiores cidades da Grande Florianópolis, o NOVO terá candidatura em prefeitura somente em São José. Vanessa Milis foi confirmada na convenção da noite desta segunda-feira (22). O vice será Victor Souza.

Esquerda

Apesar dos discursos otimistas e de diálogo, os bastidores apontam que dificilmente os partidos de esquerda estarão juntos na eleição de Florianópolis. Os próximos dias serão fundamentais, ainda mais por conta do prazo das convenções. Mas o quadro afunilou e vai obrigar as siglas a conversarem.

Cada uma na sua

O PT marcou a convenção de Lela para o dia 3 de agosto, a mesma data do PSOL de Marquito. Até agora, porém, não há nem conversa para uma aliança entre ambos. Os movimentos seguem separados. Marquito, por exemplo, esteve num ato de pré-candidatura, na noite desta segunda, no Estreito.

Continua depois da publicidade

Veja os fatos em fotos do Café com Ânderson: