Olá, bom dia! Está no ar o Café com Ânderson desta sexta-feira, 23 de agosto de 2024. Saiba o que movimenta o cenário dos Poderes no Estado. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Troca do hino

O apoio do governador Jorginho Mello (PL) ao projeto do deputado Ivan Naatz (PL) de trocar o hino de Santa Catarina deve agilizar a tramitação da proposta. Jorginho defende um concurso para que seja escolhida a nova canção. Para ele, o hino atual é “perdedor” por ter sido preterido como hino nacional e depois escolhida como música oficial de SC.

Adiado

O julgamento da notícia-crime feita pelo PT contra o governador Jorginho Mello no TRE-SC por conta do banner do PL colocado dentro da Casa D’Agronômica deve ser concluído na próxima terça-feira. Na sessão do Tribunal desta quinta-feira (22), a desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, que preside o órgão, pediu vista.

Câmara de Floripa (1)

O TRE-SC também começou a analisar nesta quinta o pedido do Podemos para que a vaga de suplente do ex-vereador da Capital Gabrielzinho (PL) fique com o partido e não com a vereadora Noemi Leal, que migrou para o União Brasil. O relator do caso, Sebastião Muniz, votou contra o pedido, mas o juiz Otávio Minatto pediu vista.

Câmara de Floripa (2)

Por decisão do ministro do STF André Mendonça, a Câmara de Vereadores de Florianópolis terá que dar posse novamente ao vereador Maikon Costa (PP), que foi cassado pelos colegas recentemente.

Continua depois da publicidade

Denúncia

Repercutiu em Criciúma nesta quinta-feira a denúncia contra os investigados na operação que apura o suposto esquema das funerárias na cidade. Entre os denunciados está o prefeito Clésio Salvaro (PSD), que nega envolvimento no caso e diz que abriu uma sindicância interna para a apurar as denúncias.

Decisão

Com a denúncia do MP-SC, agora a Quinta Câmara Criminal do TJ-SC vai decidir, em data a ser marcada, se aceita ou não a denúncia. A relatora é a desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer.

Aliás

No dia 29, a próxima quinta-feira, a mesma Quinta Câmara decidirá se mantém presos os sete detidos na operação deflagrada pelo Gaeco na investigação das funerárias.

Missão

Uma comitiva catarinense embarca nesta sexta-feira (23) para a Europa. Comandado pela Acafe, o grupo vai para a Finlândia e a Suécia, com foco na educação. A presidente da Acafe é reitora da Unesc, Luciane Ceretta, está junto na missão.

Continua depois da publicidade

Quem vai

O governo do Estado será representado pelos secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, e da Articulação Nacional, Vânia Franco. Pela secretaria de Educação, a representante será a adjunta da pasta, Patrícia Luerders.

Vai começar

Em uma semana teremos o início da campanha em rádio e TV. Nas grandes cidades, onde há a possibilidade das propagandas nos veículos de comunicação, cresce a expectativa sobre o impacto que os materiais terão nas próximas semanas.