Olá, bom dia! Está servido o Café com Ânderson desta segunda-feira, 22 de julho de 2024. Bastidores e informações sobre os Poderes. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Voo mais alto
Já decidido a não disputar mais eleição para deputado estadual, Marcos Vieira (PSDB) definiu os planos para 2026: quer ser candidato ao governo do Estado.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Alianças
Além de PSDB, Cidadania, PDT e União Brasil, Dário Berger ainda conversa com o Solidariedade para a coligação de apoio à candidatura a prefeito de Florianópolis. O PSB, que recebeu uma decisão nacional de não estar com o PSOL, também deve ser procurado para conversar.
Atravessou a ponte
Dário explicou o que levou ele a optar por disputar a eleição em Florianópolis e não em São José, onde também foi prefeito por duas vezes. O tucano entende que o cenário político josefense estava mais fechado, com as lideranças locais já definidas para a eleição deste ano.
Continua depois da publicidade
Os movimentos
Depois de aprovar o apoio do União Brasil a Dário, no sábado (20), Gean Loureiro já fez a executiva municipal registrar o movimento no sistema do TSE, logo em seguida. A ideia é deixar a confirmação oficializada para que se tenha mais um argumento para a derrubada da tentativa de intervenção que será votada na Executiva Nacional, nesta segunda (22), às 17h.
Presente
O governador Jorginho Mello (PL) já mostrou que deve marcar presença em convenções do PL pelo Estado. No final de semana, ele esteve no ato que confirmou a candidatura de reeleição de Eduardo Freccia em Palhoça.
Disputa na advocacia
Entre tantas idas e vindas, conversas e reviravoltas, um novo nome surge para disputar a eleição da OAB-SC, em novembro. É Pedro Miranda de Oliveira. Ele se junta a Juliano Mandelli, Eduardo Mello e à presidente atual, Claudia Prudêncio, que cogitar ir à reeleição, todos do atual grupo que comanda a entidade. Na oposição, estão Vivian De Gann, Hélio Brasil e Gabriel Kazapi.
Reclamação
“Esse é o nosso sentimento, de esquecimento”, disse o chefe da PRF em Santa Catarina, Manoel Fernandes, sobre o Contorno Viário da Grande Florianópolis e a falta de uma base para a corporação. Para ele, a Polícia Rodoviária foi “esquecida” na obra. A fala ocorreu durante o debate sobre a otimização do contratação da BR-101, em São José, na sexta-feira (19).
Continua depois da publicidade
Esporte
Uma reunião histórica ocorreu no sábado (20), em Caçador, sede dos 36º Joguinhos Abertos. Conselho Estadual de Esporte (CED), Conselho Regional de Educação Física (CREF3/SC), Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/SC) e FESPORTE fizeram uma reunião conjunta para a troca de experiência e análise do esporte no Estado. A ideia é manter as agendas nos grandes eventos esportivos do Estado.