Bom dia, bom dia! Chegamos ao dia 22 de agosto de 2024. O Café com Ânderson está servido, e com informações quentes de bastidores.
Continua depois da publicidade
Noite quente no TRE-SC
Os juízes do TRE-SC terão uma pauta movimentada nesta quinta-feira (22). Um dos itens de maior repercussão é a representação do PT contra o governador Jorginho Mello (PL) por conta de um banner do PL que foi colocado dentro da Casa D’Agronômica no período das convenções para as eleições municipais.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Quem vota primeiro
O relator da representação contra o governador é o juiz Sérgio Graziano, que assumiu a cadeira no TRE-SC há duas semanas. Ele que dará o primeiro voto do caso. A sessão começa às 17h.
Aliás
As defesas de Topazio Neto e Gean Loureiro têm protagonizado os principais embates do TRE-SC neste período eleitoral. Antes mesmo da campanha as disputas já tinham começado, e agora o clima ficou ainda mais intenso.
Continua depois da publicidade
Azedou o clima
Depois de reuniões iniciais de conversas com o governo do Estado, a Associação dos Praças Militares (Aprasc) pretende aumentar o tom nas negociações. Uma série de ações estão sendo programadas para as próximas semanas para cobrar uma promessa de campanha do governador Jorginho Mello (PL), como é o caso da volta do grau acima, feita durante a eleição de 2022.
Pacificado
A informação do aumento do número de desembargadores do TJ-SC já chegou ao governo do Estado. O tema teria sido pacificado junto ao governador Jorginho Mello. O projeto para elevar a 120 vagas de desembargador no Judiciário catarinense não precisa passar por Jorginho, mas a conversa já teria ocorrido entre os Poderes. A tendência é que a votação na Alesc ocorra em novembro.
Definição na OAB-SC
O anúncio de que Juliano Mandelli é o nome do grupo da situação para disputar a eleição da OAB-SC termina com um impasse que se estendia nos últimos meses. Mandelli tinha o apoio do vice-presidente Nacional da entidade, Rafael Horn. Enquanto a atual presidente, Claudia Prudêncio, pretendia disputar a reeleição ou, mais recentemente, ter como candidato Pedro Miranda. O grupo ficou perto de um racha, mas houve entendimento nos últimos dias.
Como ficou
Sob a liderança de Claudia, na noite desta quarta-feira (21), o grupo que preside a OAB-SC confirmou a pacificação. Mandelli disputará a presidência, enquanto Miranda será o candidato à Caasc. Na oposição, a tendência é que a candidatura seja de Vivian De Gann. Nos bastidores cogita-se que Gabriel Kazapi e Hélio Brasil possam integrar o projeto de Mandelli, como já vinha sendo especulado nas últimas semanas.
Continua depois da publicidade
Conectividade
Um encontro em Chapecó, na terça-feira (20), debateu a proposta da secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de levar a conectividade pela internet a 100% do território catarinense. Hoje 90% das pessoas que moram em SC tem acesso à internet, mas apenas 60% do Estado possui cobertura.
Cooperativas
O encontro contou com os presidentes das maiores cooperativas do agronegócio catarinense, e foi coordenado pelo secretário Marcelo Fett. Já Neivor Canton, presidente da Aurora, representou as cooperativas filiadas.