Olá, olá! Bom dia! Estamos na quarta-feira, 21 de agosto de 2024. O Café com Ânderson está servido de informações e bastidores quentes. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Os primeiros sinais
O debate do NSC Total com os candidatos de Blumenau, nesta terça-feira (20), serviu para que as campanhas pudessem “medir a febre” dos adversários. Visivelmente, e como indica o roteiro de toda eleição, o candidato ligado à atual gestão na prefeitura, no caso Egídio Ferrari (PL), foi o mais visado. Já ele foi mais intenso nas perguntas feitas à Ana Paula Lima (PT).
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Decisão do TRE
Nesta terça-feira (20), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) decidiu multar o ex-prefeito de Florianópolis Gean Loureiro em R$ 5 mil por vídeos feitos nas redes sociais em que faz críticas ao atual prefeito, Topazio Neto. As gravações foram divulgadas com impulsionamento pago, o que motivou a ação de Topazio contra Gean.
O entendimento
A defesa de Gean alegou que os vídeos foram feitos na pré-campanha e não se tratam de cunho eleitoral porque não havia pedido de voto ou mensagem eleitoral. No entanto, por unanimidade, os juízes do TRE seguiram o entendimento do relator, o desembargador Carlos Alberto Civinski, de que uma pessoa sem vinculação direta com a disputa eleitoral não pode impulsionar conteúdo para fazer críticas a um candidato.
Continua depois da publicidade
Efeito na campanha
A decisão do TRE-SC ainda deve ser discutida no TSE, com o recurso que tende a ser feito pela defesa de Gean. Entretanto, até que ocorra uma mudança eventual, o ex-prefeito fica impedido de impulsionar conteúdos nas redes para criticar Topazio. Um efeito direto na campanha eleitoral que já está intensa na Capital catarinense.
Estratégia
Para se dedicar à campanha de Vaguinho Espíndola (PSD), o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), decidiu se licenciar do cargo por cinco dias, entre 26 de 30 de agosto.
Sistema do Judiciário
O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, esteve nesta semana no ato que oficializou o uso do sistema eproc pelo TJ de São Paulo. A assinatura também marcou um momento importante para o Judiciário catarinense, que desde o ano passado, com a assinatura de novos termos de cooperação com o TRF-4, passou a ser coproprietário junto com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) na cessão do eproc para novos tribunais.
Em pauta
Falando em Judiciário catarinense, o Órgão Especial do TJ-SC julga nesta quarta-feira uma ação de inconstitucionalidade do MP-SC de uma lei aprovada na Câmara de Vereadores de Florianópolis, em 2023, que trata do estatuto dos servidores. As alterações tratam de incorporações de valores aos salários dos trabalhadores.
Continua depois da publicidade
Perda
Houve bastante comoção dentro do MDB de Santa Catarina com a morte do pai do deputado federal e candidato a prefeito de Itajaí, Carlos Chiodini. O fato ocorreu nesta terça-feira (20). Angelo Alberto Chiodini era fundados e proprietário dos postos Mime, uma das forças do setor de combustíveis do Estado.
Hoje
Daqui a pouco, às 16h, os candidatos à prefeitura de Joinville participam do primeiro debate promovido pelo NSC Total nesta campanha de 2024. Será ao vivo, no YouTube, com mediação de Rafael Custódio.