Olá, olá! Bom dia! Estamos na sexta-feira, 20 de setembro de 2024. O Café com Ânderson chega quentinho. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Motivo do voto
Ao votar pela liberdade do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, mediante o cumprimento de medidas cautelares e o afastamento do cargo, o desembargador Zoldan da Veiga alegou que: “fazer cessar o acesso dos requeridos aos espaços da Administração Pública e afastá-los do exercício de funções e cargos públicos/políticos é o quanto basta para inviabilizar quaisquer novas tentativas criminosas”.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Bastidores
A posição de Zoldan, na votação dentro da 5ª Câmara Criminal do TJ-SC, repercutiu nos bastidores por conta do histórico recente do grupo que julga recursos criminais no Tribunal catarinense. A 5ª Câmara ganhou notoriedade depois que a desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer foi sorteada pelo sistema de distribuição de processos do Judiciário para assumir os casos de repercussão como as operações Mensageiro, Terra Nostra e Caronte. Em nenhum dos outros julgamentos houve voto divergente em relação aos posicionamentos dela, a unanimidade predominava.
Integrantes
Normalmente, os desembargadores que julgam os casos junto com Cinthia são Luiz Schweitzer e Luiz Neri de Souza. Assim sendo, mesmo sendo membro da 5ª Câmara, Zoldan não vota nos processos relatados por Cinthia. Quando participa, entretanto, tem se mostrado divergente ao fazer questionamentos e pedir vista aos votos dados pela desembargadora.
Continua depois da publicidade
Varejo
A governadora em exercício Marilisa Boehm esteve na abertura da Omnivarejo 2024, em Balneário Camboriú, na noite desta quinta-feira (19). Disse ela, durante o discurso: “O nosso papel é realmente melhorar esse ambiente no que diz respeito a infraestrutura, segurança, a desburocratização dos processos de licenciamento e também o apoio, muitas vezes, com crédito no caso do micro e pequeno empreendedor”.
São José (1)
A eleição na cidade josefense está rendendo bastante trabalho à Justiça Eleitoral. Nesta quinta-feira, o TRE-SC autorizou a campanha de Orvino (PSD) a utilizar a voz de Bolsonaro nas propagandas, o que havia sido vetado em primeira instância. Por unanimidade, os juízes entenderam que não há irregularidade no caso específico. O pedido da retirada havia sido feito pela equipe da candidata Adeliana (PL).
São José (2)
Na última semana, Adeliana (PL) teve uma sentença favorável na Justiça Eleitoral em um pedido de direito de resposta nas redes sociais de Orvino (PSD) sobre uma citação de que ela seria defensora da medicina cubana. A sentença foi dada pela juíza Sonia Odwazny.
Desistência?
Cogitou-se nos bastidores políticos de Criciúma que dois candidatos à prefeitura pudessem desistir para apoiar Ricardo Guidi (PL). Seriam José Paulo Ferrarezi (MDB) e Júlio Kaminski (PP). Nos dois casos, apesar da vontade que teria sido manifestada pelo governador Jorginho Mello (PL) para fortalecer Guidi na corrida, as conversas não avançaram. Os emedebistas chegaram a discutir a proposta, mas os caciques da sigla recuaram nas intenções.
Continua depois da publicidade
Racha
Os posicionamentos da deputada estadual Ana Campagnolo (PL) nas redes sociais em contrariedade a movimentos de colegas de partido vão dar bastante dor de cabeça ao governador Jorginho Mello (PL), principalmente no período pós-eleições municipais. Ela tem disparado contra aliados de Jorginho como Jorge Goetten, agora no Republicanos, e o senador Jorge Seif (PL). Um sinal de racha dentro do PL que pode ser perigoso para os próximos passos do partido.
Itajaí
Será nesta sexta-feira (20) o debate promovido pelo NSC Total entre os candidatos à prefeitura de Itajaí. Começa às 18h, com transmissão também pelo YouTube. Estarei na mediação do encontro. A colega colunista Dagmara Spautz e o repórter Jean Laurindo serão os comentaristas do debate com perguntas aos candidatos sobre os eixos do projeto SC Ainda Melhor.