Olá, bom dia! Está servido o Café com Ânderson deste feriado da Consciência Negra. Saiba o que é destaque no 20 de novembro de 2024. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Descontente

Quem tem conversado com o governador Jorginho Mello nos últimos dia relata que ele se mostra bastante irritado. O motivo é a repercussão dos acordos de parceria do Ciasc.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

CCJ

O PL de Florianópolis definiu quem vai comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores a partir de 2025. Será o vereador Gemada (PL), o mais votado na eleição de 2024. A sigla ficou com a presidência da CCJ dentro das negociações da Mesa Diretora.

Aliás

No ano que vem, a Câmara da Capital vai ter que encarar a discussão da Reforma da Previdência municipal. O prefeito Topazio Neto (PSD) deixou o texto para 2025 depois que o Congresso Nacional não levou à frente a proposta de escalonar as mudanças para as prefeituras. Sem isso, cada município terá de fazer os ajustes necessários.

Continua depois da publicidade

Valores

O déficit previdenciário do serviço público municipal de Florianópolis é assustador: em 2024, o valor vai fechar em R$ 10 bilhões.

Progressistas

Mais de 200 pessoas ligadas ao Progressistas em Santa Catarina se reuniram, na noite desta terça-feira, em Florianópolis. O encontro ocorreu no hotel Majestic. Prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas eleitos participaram do evento, que destacou os resultados das eleições de 2024 e traçou estratégias para o futuro do partido.

Por toda SC

Depois de palestrar em Florianópolis, há duas semanas, o ex-presidente Michel Temer (MDB) esteve em Caçador, na noite desta terça-feira (19). Lá, recebeu o título de Doutor Honoris Causa na Uniarp.

Educação especial

Passou pela Alesc, nesta terça-feira (19), o projeto que regulariza a gratificação paga aos professores ligados à Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e que atuam em Apaes do Estado. O projeto é de autoria do governo do Estado. Segundo a Casa Civil, uma folha de pagamento suplementar ainda em novembro vai garantir o recebimento dos recursos pelos servidores.

Continua depois da publicidade

Janja

A noite de segunda-feira (18) teve um embate entre deputadas federais de Santa Catarina na Câmara dos Deputados. Entre os discursos na tribuna, Ana Paula Lima (PT) e Julia Zanatta (PL) falaram sobre as palavras da primeira-dama, Janja da Silva, contra o bilionário Elon Musk. Para Julia, Janja deveria pedir desculpas. Já para Ana Paula, a primeira-dama disse que tem “muita gente que gostaria de falar o que ela falou, mas não tem coragem”.

Retribuição

A vinda do prefeito de Porto, Rui Moreira, a Santa Catarina, na semana que vem, é um gesto de retribuição da visita do governador Jorginho Mello (PL), em julho. A agenda é construída pelo secretário de Articulação Internacional e Assuntos Estratégicos, Paulinho Bornhausen. Entidades como a Fecomércio e a Acate apoiam.

Aprendizados

Rui Moreira, aliás, pode contribuir com discussões importantes sobre turismo que Santa Catarina ainda enxergará no futuro. Em Porto, por exemplo, um dos temas em evidência é a ocupação dos imóveis por aluguel de Airbnb. Em pontos turísticos e importantes da cidade, Moreira aprovou a suspensão de novas licenças para a operação do sistema de aluguel por aplicativo.

E mais…

Recente decisão tomada em Porto também limita a circulação de ônibus turísticos em pontos históricos. A ideia é regular o espaço público da cidade. A região, atingida, entretanto, terá uma nova linha de metrô no começo de 2025, o que deve colaborar para a redução de veículos em ponto que congestionam.

Continua depois da publicidade