Bom dia, bom dia! Chegou o Café com Ânderson de 20 de junho de 2024. Saiba o que está movimentando os bastidores nesta quinta-feira. Veja abaixo:
Continua depois da publicidade
Nova desembargadora
O TJ-SC escolheu a juíza Érica Ferreira como nova desembargadora do órgão. Ela substitui Rejane Andersen, que se aposentou recentemente. Érica tem uma trajetória marcante dentro do Judiciário catarinense. Ela ficou 17 anos afastada do cargo por uma acusação que depois terminou com a absolvição dela por falta de provas: “A minha história de vida é muito emblemática, e acho que esta conquista veio ao encontro de toda a luta de vida que tive como mulher e como profissional até chegar a esta posição, disse após a votação desta quarta-feira (19).
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Repercutiu
O posicionamento do desembargador Alexandre D’Ivanenko durante a votação da lista que definiu Érica Ferreira como nova desembargadora do TJ-SC chamou a atenção. Ele questionou a resolução do CNJ que estabelece a alternância de uma lista exclusiva de mulheres com outra tradicional mista, conforme a abertura de vagas para magistrado de carreira pelo critério de merecimento. No caso em si, a vaga foi exclusiva para mulheres, como determinava o novo regramento.
Fato novo
O fim do casamento entre Topazio Neto (PSD) e Gean Loureiro (União Brasil) em Florianópolis abre mais a eleição na Capital. Como já publicado pelo Café nas últimas semanas, Gean fez movimentos para dois lados nos bastidores: aliar-se a Dário Berger (PSDB) ou lançar um pré-candidato ou pré-candidata do União.
Continua depois da publicidade
O empecilho
A eleição de 2020, quando Gean se reelegeu, ainda é um calo na relação antiga com Dário. Pessoas próximas ao ex-prefeito dizem que ficaram mágoas daquela disputa, quando Dário apoiou Angela Amin (Progressistas). Por isto há quem não aposte numa reaproximação entre ambos.
Sete
Caso o União Brasil lance um nome na disputa, Florianópolis pode ter sete pré-candidatos para disputar a prefeitura.
Militares
A Associação dos Praças de Santa Catarina (Aprasc) viu como um balde de água fria a renovação das diretrizes do Plano de Ajuste Fiscal (Pafisc) do governo Jorginho Mello (PL). Os praças aguardavam o reinício das tratativas de reposição e a discussão sobre a revisão do grau acima (benefício para os militares que se aposentam e foi extinto no governo Moisés). O impedimento de reajuste salarial vai perdurar até maio de 2025, segundo decreto assinado por Jorginho.
Reclamação
Diz o presidente da Aprasc: “O governador se comprometeu em campanha com os nossos RRs (Reserva Remunerada) que o apoiaram com o compromisso de rever essa injustiça cometida no governo anterior”, destaca Clailton Oliveira, atual presidente. A categoria entende que a revisão salarial precisa ser feita anualmente, assim como ocorre com os servidores civis do Estado.
Continua depois da publicidade
Licença
O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) licenciou-se da Câmara dos Deputados por quatro meses. Esta é a segunda vez que ele faz o mesmo movimento desde que está no cargo.
Quem assume
No lugar dele, durante o período, estará a vereadora de Florianópolis Carla Ayres (PT). Na sessão da Câmara da Capital desta quarta-feira, ela se despediu temporariamente.
Em SC
Na próxima terça-feira, 25 de junho, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequena Porte, Márcio França, estará em Garopaba a convite do vereador e pré-candidato a prefeito Jean Ricardo (PSB). Além disso, o ministro também visitará Imbituba, atendendo ao convite do ex-secretário e pré-candidato a prefeito Emanoel Matos (PSB). O principal foco do encontro será a discussão do Programa Acredita, uma iniciativa destinada a impulsionar o desenvolvimento e a sustentabilidade das micro e pequenas empresas na região.
Veja os fatos em fotos do Café com Ânderson:
Continua depois da publicidade