Bom dia, bom dia! Vamos ao Café com Ânderson desta terça-feira, 20 de agosto de 2024. As notas e os bastidores do começo de semana. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Barrados

Até agora, quatro candidaturas já foram rejeitadas pela Justiça Eleitoral em Santa Catarina. Todas são de disputas por cadeira de vereador. Os candidatos ainda podem recorrer do indeferimento.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Líder em candidaturas

O MDB é o partido que mais terá nomes nas urnas nas eleições municipais em Santa Catarina. São 3.043 candidaturas. O PL vem em segundo lugar, com 2.893. Em terceiro lugar vem o PP, com 2.322.

Morro dos Cavalos

O Tribunal de Contas da União (TCU) aceitou uma denúncia e autorizou diligências para apurar a situação do Morro dos Cavalos, em Palhoça. A representação foi feita pelo deputado estadual Mário Motta (PSD). O relator é o ministro Antônio Anastasia, que pediu informações à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o contrato de concessão com a Arteris Litoral Sul.

Continua depois da publicidade

O que pede o ministro

O despacho do ministro do TCU pede, entre outras coisas, que sejam apresentadas as providências que a ANTT vem adotando para que seja realizado o tratamento preventivo dos taludes para evitar novas ocorrências de deslizamento na região. Anastasia também pede documentos como os processos, notas técnicas, despachos e outros que justificaram o primeiro aditivo ao Contrato de Concessão, que resultou na inclusão das ações de estabilização de encostas e terraplenos de 27 passivos ambientais na BR-101, entre os km 220 e km 244, os custos respectivos, e o valor da tarifa de pedágio.

Pé na estrada

O governador Jorginho Mello (PL) colocou os dois pés na campanha eleitoral, efetivamente. Depois de um final de semana no Sul, ele começou a semana em Balneário Camboriú, onde esteve com Peeter Lee (PL), candidato dos liberais na cidade.

Reação

Alvo de um pedido de impugnação da candidatura por parte do Ministério Público Eleitoral (MPE), Elizeu Mattos (MDB) gravou um vídeo para as redes sociais em que critica o pedido da promotoria. Nos bastidores, o ex-prefeito de Lages tem criticado o promotor que assina o pedido, além de afirmar que está tranquilo de que vai ser mantido pela Justiça como candidato.

De emergência

Durante um debate entre os candidatos à prefeitura de Criciúma, o candidato a vice na chapa do PP, Irani Alberton, precisou ir ao hospital, onde foi operado. Ele sentiu fortes dores e passou por uma cirurgia para a retirada de um cálculo renal. A cirurgia correu bem e o candidato já está em fase de recuperação. Em breve ele deve retomar as atividades de campanha.

Continua depois da publicidade

É hoje

Daqui a pouco, às 16h, ocorre o primeiro debate da eleição em Blumenau. Estarei na mediação do encontro, com a parceria dos colegas Pedro Machado e Valter Osthermann, que farão perguntas aos candidatos. Transmissão ao vivo pelo YouTube do NSC Total.