Olá, bom dia! Entramos no mês de setembro. E o Café com Ânderson já está servido, nesta segunda-feira, dia 2. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Mudou o tom
A campanha em Florianópolis esquentou significativamente depois da primeira pesquisa NSC/Quaest, na semana passada. Os dois primeiros colocados no levantamento, Topázio Neto (PSD) e Dário Berger (PSDB), respectivamente, iniciaram trocas de críticas nas propagandas eleitorais na televisão.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Estratégias
No “partiu para o ataque”, Topázio apostou nas trocas de partidos e linhas ideológicas de Dário, enquanto Dário escolheu a situação financeira da prefeitura para criticar o atual prefeito.
Presente
O ex-deputado e ex-presidente da Alesc Gelson Merisio está dentro da campanha de Dário. A coordenação é de Gean Loureiro, enquanto Merisio é classificado por uma pessoa que está na linha de frente da estratégia como um “amigo que está junto no projeto”.
Continua depois da publicidade
Lá também
Outra cidade onde o “bicho tá pegando” é Criciúma. E esquentou ainda mais com a decisão da Justiça Eleitoral que limitou a participação do prefeito Clésio Salvaro (PSD) na campanha de Vaguinho Espíndola (PSD). A ação foi um pedido da equipe jurídica de Ricardo Guidi (PL). A campanha de Vaguinho se utilizou disso para as novas peças de propaganda, enquanto Guidi divulgou uma nota oficial para explicar a decisão.
Assédio
Para evitar que as relações de trabalho tenham algum impacto na eleição municipal, a Justiça do Trabalho em todo o Brasil abriu canais de denúncias de assédio eleitoral. Em Santa Catarina, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) vai receber relatos por meio meio da Ouvidoria, que pode ser acessada no site do órgão.
Barroso
A vinda do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) a Florianópolis, na última sexta-feira, marcou uma série de agendas envolvendo o Judiciário catarinense. Além de palestrar para adolescentes na comunidade Monte Serrat, ele esteve com juízes e desembargadores, no Tribunal de Justiça (TJ-SC). O presidente do órgão, o desembargador Francisco Oliveira Neto, foi o anfitrião.
Plano B
Em entrevista à rádio Som Maior, de Criciúma, nesta segunda-feira (2), o deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB) afirmou que o governo federal trabalha com uma alternativa para a obra do túnel do Morro dos Cavalos. A opção seria uma espécie de alça elevada, o que se evitaria o túnel, e criaria um novo trajeto para a região. Assim, não haveria mais o risco de desmoronamentos.
Continua depois da publicidade
Cenário apertando
Com pouco mais de dois meses para a data da eleição da OAB-SC, o cenário ficou ainda mais quente nos últimos dias. A oposição, liderada por Tullo Cavalazzi, que reapareceu oficialmente no cenário, marcou posição, enquanto o grupo de situação, que tem Juliano Mandelli definido como candidato, ainda não se entendeu totalmente internamente.