Olá, bom dia! Feliz Ano-Novo para todos nós! O Café com Ânderson entra no novo ano e, como sempre, quentinho de informações e notas exclusivas. A coluna desta quarta-feira, 2 de janeiro de 2025, está servida. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
As vagas do PL
O novo governo de Topazio Neto (PSD), agora empossado para o segundo mandato como prefeito de Florianópolis, terá o secretariado anunciado no dia 8 de janeiro. O PL, da vice, Maryanne Mattos, e do governador Jorginho Mello, contará com três vagas no primeiro escalão, além de outros cargos em posições menores.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
As secretarias
O partido comandará as secretarias de Ordem Pública, Assistência Social e Turismo e Desenvolvimento Econômico. As articulações, por parte dos liberais, têm sido feitas por Bruno Mello, um dos filhos do governador.
Os escolhidos
Na Secretaria de Ordem Pública, a escolhida é a própria vice, Maryanne Mattos. Ela deve ser confirmada para a função no dia 8 de janeiro. Bruno Souza ficará com a Assistência Social, como já havia sido definido. No Turismo, o favorito é Juliano Richter Pires, atual secretário da pasta. A oficialização depende de um alinhamento entre ele e o PL.
Continua depois da publicidade
Divisão
Além das três secretarias para o PL, Topazio deve ceder duas para o MDB, o que gerou debates internos no grupo de vereadores que apoia o prefeito. O Republicanos deve ficar com uma cadeira, e o PSD com três espaços no primeiro escalão, além das vagas de escolha exclusiva do próprio prefeito. Na Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, o favorito para assumir é o vereador Roberto Katumi (PSD), que ainda não confirmou sua indicação.
Curioso
Na posse do prefeito, vice e vereadores de Florianópolis, apareceram o Batman e o ator Marcos Frota. O super-herói é conhecido na cidade por seu trabalho social e teve até um projeto apresentado pela agora vice-prefeita, Maryanne Mattos, para a criação do Dia do Batman na capital. Já Marcos Frota é dono do Mirage Circus, que voltou a Florianópolis nesta virada de ano.
Enquanto isso…
No governo do Estado, Jorginho Mello deve fazer “ajustes finos” no secretariado na “semana que vem”, segundo suas próprias palavras. O governador afirma que as mudanças são necessárias porque o governo já atingiu o patamar esperado de organização, mas agora precisa “acelerar”.
Câmara
A eleição da Câmara de Florianópolis confirmou João Cobalchini (MDB) na presidência. O grupo de apoio a ele trabalhou até os últimos minutos para garantir o acordo feito previamente nos bastidores. Pessoas ligadas ao prefeito Topazio também atuaram pela eleição de Cobalchini, comemorando até os votos dos vereadores do PSOL, que, fazendo parte do acordo, votaram a favor do emedebista.
Continua depois da publicidade
Esquerda
A divisão da esquerda na votação da presidência da Câmara foi o destaque da eleição. Pouco antes da votação, Afrânio Boppré (PSOL) anunciou que PSOL e PT formariam um bloco parlamentar para atuação na Câmara. Na primeira votação, porém, o PSOL apoiou Cobalchini, enquanto o PT apoiou Carla Ayres para a presidência. No acordo que reconduziu Cobalchini, o PSOL deverá ficar com a Escola do Legislativo da Câmara da Capital.
A tônica
O primeiro dia dos novos vereadores de Florianópolis mostrou que o cenário nacional será pauta para discursos no plenário. Já houve vereadores de esquerda provocando Bolsonaro e vereadores de direita provocando Lula. No que isso acrescenta para a cidade? Nada. Mas os novatos sabem que essas provocações geram engajamento.
Números positivos
Entre 19h do dia 31 de dezembro de 2024 e o final da noite de 1º de janeiro de 2025, não foram registradas ocorrências de homicídios ou tentativas de homicídios em Florianópolis e Balneário Camboriú, as cidades com maior movimento de turistas no litoral catarinense.
Empossado
Juliano Mandelli é oficialmente o novo presidente da OAB-SC. A posse aconteceu nesta quarta-feira (1º). A vice é Gisele Kravchychyn, enquanto o presidente da Caasc é Pedro Miranda. A posse foi dada pelo vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn, representando o presidente Beto Simonetti. Com atuação profissional em Balneário Camboriú, Mandelli sucederá Cláudia Prudêncio, que conduziu a Seccional no período 2022/2024.
Continua depois da publicidade