Bom dia, bom dia! Chegamos ao final de mais uma semana, e o Café com Ânderson chega quente de informações sobre o que movimenta o poder em Santa Catarina:
Continua depois da publicidade
Troca no controle interno
O auditor Marcio Cassol não é mais o Controlador-Geral do Estado (CGE). Ele foi exonerado do cargo pelo governador Jorginho Mello, nesta quinta-feira (1º). Em vídeo divulgado nas redes sociais, Cassol fez um balanço das ações à frente da Controladoria. Ele ficou no cargo por um ano e três meses.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O substituto
No lugar de Cassol, Jorginho nomeou Pedro Waltrick de Souza Junior. Até então, ele era chefe do Departamento Econômico-financeiro do Porto de Imbituba. Souza Junior é empresário e advogado, diretor de uma empresa de consultoria.
Descontentamento
O clima dentro da Controladoria-Geral do Estado (CGE) não é bom em relação aos rumos que o órgão vem ganhando. Uma das principais reclamações é com a falta de atenção do governo do Estado, principalmente para a homologação do concurso público que reforçaria o controle interno.
Continua depois da publicidade
Mais uma
O Gaeco fez uma nova operação, nesta quinta-feira (1º), que tende a repercutir em prefeituras do Estado. Chamada de “Serendip”, ela foi organizada em dois dias depois que os agentes do MP-SC encontraram indícios na terça-feira (30), quando deflagraram a operação Tríade.
Sem chance
Logo mais, ao meio-dia desta sexta-feira (2), deve ser sacramentada a “separação” da esquerda em Florianópolis para a eleição municipal. PT, com Lela, e PSOL, com Marquito, não pretendem ceder. Assim sendo, a conversa marcada para esta manhã será apenas protocolar, para que os dois lados estabeleçam os planos individuais.
Portanto…
Lela (PT) terá a advogada Ana Carolina Andrade (PSB) como vice na chapa. Marquito deve escolher algum nome “dentro de casa” para acompanhá-lo na cadeira de vice. As convenções de ambos serão neste sábado (3).
O genro
Para a advogada Claudia Bressan, que atua no jurídico de Alexandre Furtado (União Brasil), pré-candidato a vice-prefeito em Itapema, não há vedação da participação dele na chapa de Alexandre Xepa (PL) em Itapema. O Café publicou nesta quinta-feira que, por ser genro da atual prefeita da cidade, Nilza Simas (PL), Furtado poderia estar impedido pela legislação de disputar a eleição.
Continua depois da publicidade
Justificativa
A advogada alega que há uma relação de namoro com a filha da prefeita, “contudo, namoro não pode ser entendido como casamento ou algo do gênero”. Portanto, afirma, não há vínculo formal ou de fato que possa configurar a relação de parentesco.
Confirmado
Valmor Scolar Junior (PSD) será o vice de João Rodrigues (PSD) em Chapecó, o que já era esperado. Mas outro fato chama a atenção na maior cidade do Oeste: o MDB deve retirar a pré-candidatura de Cleiton Fossá para apoiar Rodrigues.
Reta final
O final de semana será intenso em convenções municipais. Há definições importantes a serem feitas em cidades como Florianópolis, Criciúma, Itajaí e Balneário Camboriú. Vai ficar tudo para o prazo final, que é 5 de agosto, a próxima segunda-feira.
Jurídicos
O Centro de Integração Jurídica do Mercado Imobiliário do Secovi (CIJUR) vai promover a primeira edição das Jornadas do Cijur, no dia 12 de setembro. O evento será no auditória da Fecomércio, em Florianópolis, e terá palestras do desembargador do TRT, José Ernesto Manzi, e do advogado Douglas Dal Monte. Inscrições grauitas no site do Sympla.
Continua depois da publicidade