Olá, bom dia! Mais um mês se inicia, e o Café com Ânderson chega quentinho. São as informações e bastidores desta sexta-feira, 1º de novembro de 2024. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Cobalchini prefeito

Nesta sexta-feira (1º), às 16h, o presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, João Cobalchini (MDB), assume o cargo de prefeito da Capital catarinense. Por 10 dias, ele substitui Topazio Neto, que estará em Barcelona. É a segunda vez que Topazio faz o mesmo gesto para Cobalchini.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Na Espanha

Em Barcelona, o prefeito de Florianópolis vai participar do SmartCity Expo World Congress. O evento ocorre na Espanha desde 2011 e discute questões ligadas às cidades inteligentes.

Quórum

O encontro do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para tratar sobre segurança pública, nesta quinta-feira (31), reuniu 16 governadores e governadoras, três vice-governadores e uma governadora em exercício.

Continua depois da publicidade

Não foi

Santa Catarina, como se sabe, não esteve presente. Mesmo que o governador Jorginho Mello (PL) tenha optado por não estar no encontro, a vice-governadora, Marilisa Boehm, poderia ter sido indicada pelo Estado a participar. Ela, inclusive, é delegada da Polícia Civil e tem vasto conhecimento no tema discutido.

Última hora

O recurso da defesa de Clésio Salvaro (PSD) para que ele pudesse voltar ao cargo de prefeito de Criciúma não estava na pauta da 5ª Câmara Criminal, nesta quinta-feira (31). A sessão começou às 9h. Era 10h19min quando o caso entrou na pauta. Logo depois, às 11h02min, foi publicado o resultado oficial.

Detalhes

O voto da desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer ainda não está disponível para consulta. Na prática, ela atendeu a um pedido dos advogados de Clésio, que nas última semanas protocolaram o recurso alegando que o prefeito precisa completar o mandato para resolver questões administrativas e burocráticas, como a prestação de contas.

Representante de SC

A professora da coordenadoria de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina, Regina Rodrigues, viaja na próxima quinta-feira para participar, junto à delegação do Brasil, da COP29, a conferência mundial do clima que reúne autoridades e especialistas do mundo todo para discutir clima e meio-ambiente. Este ano, o evento será no Azerbaijão, com a abertura oficial marcada para o dia 11. Em 2022, Regina também fez parte da programação da COP, naquele ano realizado no Egito.

Continua depois da publicidade

Referência

Regina é uma liderança da Organização Mundial de Meteorologia, integra o grupo. Ela fará uma fala sobre oceanos, clima e sociedade e será moderadora de outras discussões no Pavilhão do Brasil, que terá convidados para debaterem assuntos relacionados à agenda socioambiental. No ano que vem, o Brasil será sede do COP30, que ocorrerá em Belém, no Pará.

Disputa na advocacia

A representação da chapa de oposição na eleição da OAB-SC, contra suposta influência do grupo da situação na exoneração de um presidente da Jovem Advocacia no Vale do Itajaí, foi rejeitada pelo relator do caso na Comissão Eleitoral. O entendimento foi de que os fatos não têm ligação com a disputa.

Mais um dia

O acidente envolvendo um caminhão, nesta quinta-feira (31), travou o Norte de Santa Catarina na BR-101. Teve motorista que levou uma hora para percorrer três quilômetros. Uma triste realidade diária na região que ainda precisa de mais mobilização para ser resolvida. O assunto é para ontem.