Olá, bom dia! Estamos no ar. O Café com Ânderson chega quentinho de informações e bastidores, nesta terça-feira, 19 de novembro de 2024. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

A saída

O pedido de demissão de Moisés Diersmann no Ciasc, publicado com exclusividade pela coluna, ocorreu num contato do agora ex-presidente da estatal com o governador Jorginho Mello. Ambos conversaram por telefone mais de uma vez ao longo da segunda-feira. Jorginho está no Chile, onde participa de agendas com empresários.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A medida

Diante das revelações sobre o formato de acordo de parceria, a melhor escolha que Diersmann e o governo poderiam fazer era o afastamento. Aliás, talvez o movimento tenha até ocorrido um pouco tarde diante da repercussão.

Sem substituto

Até o momento, a exoneração de Diersmann ainda não foi confirmada no Diário Oficial do Estado (DOE), o que deve ocorrer nesta terça-feira (18). O substituto dele também não foi anunciado pelo governador, que no Chile comentou que a decisão partiu do próprio presidente do Ciasc.

Continua depois da publicidade

Quinto

A ausência do nome do procurador Cid Schmitz na Lista Tríplice do Quinto Constitucional do MP-SC para uma vaga de desembargador no TJ-SC é a comprovação de que a votação secreta instituída pelo Judiciário para estes casos é uma “caixinha de surpresas”. Schmitz era o favorito para ser o mais votado, assim como seria a provável indicação do governador Jorginho Mello (PL). A votação ocorreu nesta segunda-feira (18).

Os três

Alexandre Graziottin, o procurador mais votado, também surpreendeu. Especulava-se que ele brigaria pela terceira vaga, mas ficou com a primeira. Graziottin é bastante conhecido no MP-SC pela longa atuação à frente do Gaeco. A segunda colocada foi Gladys Afonso, enquanto a terceira é Monika Pabst.

Votação secreta

Foi em maio deste ano que o TJ-SC estabeleceu a votação secreta para as formações de Lista Tríplice no Quinto Constitucional. A estreia foi justamente nesta vaga do MP-SC. A próxima deve ser da advocacia. Com o resultado desta segunda-feira (18), os candidatos que pretendem buscar uma vaga pela OAB já estão de olhos arregalados com a votação secreta.

Novo desembargador

Pela magistratura, o TJ-SC definiu nesta segunda-feira que o juiz Emanuel Schenkel do Amaral e Silva será o desembargador que substituirá Torres Marques, falecido recentemente. Amaral e Silva é filho do ex-presidente do TJ-SC Antônio Fernando do Amaral e Silva. O novo desembargador fez carreira, principalmente, em Blumenau, onde atuou nos últimos 20 anos.

Continua depois da publicidade

Oposição

O presidente nacional do Partido NOVO, Eduardo Ribeiro, resolveu disparar contra o governador Jorginho Mello (PL) nos últimos dias. Ribeiro mora em Santa Catarina. Nas redes sociais, ele tem se posicionado sobre o caso do Ciasc e questionado o governo. Na prática, o NOVO se coloca como oposição a Jorginho no Estado.

O caminho do NOVO

Em entrevista à Folha de S. Paulo, no final de semana, Ribeiro indicou algo que nos bastidores já estava concretizado: o possível apoio a João Rodrigues (PSD) em 2026. Na mesma fala, diz que não vê possibilidade de o NOVO apoiar Jorginho em 2026.

Entrevistas

O colega Renato Igor, no programa Conversas Cruzadas, está fazendo entrevistas com os candidatos à presidência da OAB-SC. Participo ao lado dele. A primeira foi nesta segunda-feira (18), com Vivian De Gann. A segunda será nesta terça (19), com Juliano Mandelli. A terceira ocorre na quinta-feira (21), com Rodrigo Curi. Sempe entre 14h e 14h30min.