Bom dia! Vamos para a segunda edição do nosso Café. Trago abaixo notas quentinhas, assim como o nosso café, para começar a terça-feira, 19 de março de 2024. Há diversos assuntos, que vão desde nomeação no governo Jorginho até articulações para as eleições municipais. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Cassado no governo
O prefeito cassado de Brusque, Ari Vequi (MDB), foi nomeado para um cargo no governo Jorginho Mello. Ele será secretário-executivo na SC Par.
Troca no governo Topazio
Saiu o secretário de Governo, Fábio Botelho, que vai se dedicar ao projeto eleitoral de Topazio Neto (PSD). Ficou o coronel da PM-SC André Alves, que até o final de 2022 era chefe da Casa Militar do governo Carlos Moisés da Silva.
Falando nele…
Moisés estaria interessado em ver a própria esposa, Késia Martins, como candidata a vereadora de Tubarão.
Secretários que saem
Os secretários do governo Jorginho que vão disputar prefeituras do Estado não precisam sair do cargo em abril. A exoneração pode ocorrer em junho, faltando quatro meses para a disputa. A desincompatibilização de seis meses, em abril, é apenas para que vai disputar cadeiras de vereador.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Assim sendo…
Carmen Zanotto, Sargento Lima e, se for candidato, Ricardo Guidi ganham mais dois meses para ficarem nas respectivas secretarias de Estado.
PSDB e PP
Dário Berger, que nesta terça volta ao PSDB, e Pedrão, pelo Progressistas, pode fechar a lista dos pré-candidatos na Capital em 2024. Ou, em outro cenário, podem também estar juntos nas urnas.
Retorno para a política?
Com a aposentadoria adiada para o final do ano, o desembargador João Henrique Blasi voltou a ter o nome ventilado nos bastidores da política. Desta vez, ele surgiu como alternativa para ser vice de Topazio Neto (PSD) na eleição de Florianópolis. Caso isto se confirme, Blasi se aposentaria em junho.
Jorginho acompanhou
A operação que cumpriu mandados de busca e apreensão contra diretores do Sindicatos dos Servidores Municipais de Florianópolis (Sintrasem), nesta segunda-feira (18), teve o olhar atento do governador Jorginho Mello. Ele estava junto com o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, enquanto os trabalhos ocorriam.
Continua depois da publicidade
De olho na cidade vizinha
O deputado estadual Emerson Stein (MDB) confirmou um pedido que já havia recebido há algum tempo para mudar o domicílio eleitoral dele para Bombinhas. Stein já foi prefeito em Porto Belo, cidade vizinha. Caso realmente mude o domicílio, o deputado deve entrar, oficialmente, em rota de colisão com a colega de Alesc Paulinha (Podemos).
Procissão
Além de um momento de fé, a procissão de Nosso Senhor dos Passos virou um espaço de movimentação política. No final de semana passado, estiveram no Centro de Florianópolis diferentes nomes que vão disputar a eleição de 2024, mas principalmente pessoas vinculadas ao governador Jorginho Mello, como Carmen Zanotto e Adeliana DalPont, candidatas em Lages e São José, respectivamente.
Veja abaixo as fotos dos fatos do Café com Ânderson:
Leia também:
Café com Ânderson de 18 de março de 2024: o que tem agitado os bastidores em SC