Bom dia, bom dia! Está no ar o Café com Ânderson desta quarta-feira, 18 de setembro de 2024. Os destaques quentinhos da coluna você lê aqui. Veja abaixo:
Continua depois da publicidade
Topázio na frente
A ampliação do percentual de Topázio (PSD) sobre os adversários, na segunda pesquisa NSC/Quaest, mostra que a briga desta reta final será em torno de uma definição em ou não da eleição em Florianópolis no dia 6 de outubro. Com 43% e em ascensão, o atual prefeito mostra que luta para tentar resolver o cenário em primeiro turno.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A briga
Já os adversários, principalmente Dário (PSDB) e Marquito (PSOL), terão pouco mais de duas semanas para tentar diminuir a diferença e evitar que a eleição termine em 6 de outubro. A pesquisa indica que os próximos dias serão intensos na campanha nos dois lados, tanto por quem busca resolver em primeiro turno como para os que vão tentar jogar a eleição para 27 de outubro.
Segundo turno
Os cenários de segundo turno testados pela pesquisa indicam que, além de prorrogar a eleição para 27 de outubro, os adversários de Topázio terão outra missão a cumprir, que é a de tirar a diferença atual mostrada pelos percentuais. O atual prefeito vence os adversários em eventuais cenários testados.
Continua depois da publicidade
Direita ou esquerda?
A pesquisa também mostra um ponto importante sobre o eleitor de Florianópolis. Uma das perguntas feitas foi: “Dentre esses posicionamentos políticos, com qual você mais se identifica?”. O maior pocentual, 34%, se diz de “Centro”, enquanto 32% são de “Direita” e 23% de “Esquerda”. Já 11% não souberam ou não responderam.
A pesquisa
A pesquisa da Quaest foi contratada com exclusividade pela NSC e ouviu 852 pessoas entre 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SC-09567/2024.
Elizeu deferido
Foram quase 40 minutos de votação na sessão do TRE-SC desta terça-feira (17) para que os juízes deferissem, por maioria, a candidatura de Elizeu Mattos (MDB) em Lages. A vitória do emedebista ocorreu por 5 a 2. A maioria do Tribunal seguiu o entendimento do relator, Sérgio Graziano Sobrinho, que entendeu como correta a tese do advogado de defesa de Elizeu, Marlon Bertol. O MP-SC ainda pode recorrer ao TSE.
Voto
Os votos contrários a Elizeu foram dados pelos juízes Adilor Danieli e Sebastião Ogê Muniz. Danieli fez uma fala curta e disse que não se sentia confortável para votar pelo deferimento diante das investigações as quais o emedebista foi alvo em Lages, mesmo que isto não fosse o alvo da discussão no TRE-SC.
Continua depois da publicidade
Decisão
Está confirmada para a sessão virtual desta quinta-feira (19) da 5ª Câmara Criminal a retomada do julgamento dos recursos e das ratificações das 17 prisões da operação Caronte, que envolve o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. Os dois processos estão na pauta prevista para o julgamento que deve ter as decisões divulgadas depois das 9h.
A interrogação de Criciúma
A principal resposta que se dará depois de 6 de outubro com a eleição de Criciúma é quanto a prisão de um prefeito em meio à eleição pode interferir numa disputa em andamento. Esta é a grande dúvida do momento na cidade. Com Clésio Salvaro (PSD) detido desde 3 de setembro, são diversas as especulações sobre o impacto ou não, tanto para o candidato apoiado por ele como para os adversários.
Fator Bolsonaro
Outra resposta que será dada no dia 6 é sobre a interferência da imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições municipais de Santa Catarina. Ele será capaz de arrastar votos como fez em duas disputas seguidas nas disputas gerais de 2018 ou 2020? Ou vai impactar mais a imagem dos políticos locais pela proximidade com a população por ser uma eleição municipal?
Saindo de casa
Apontado nos bastidores como favorito na eleição de Chapecó, João Rodrigues (PSD) tem aproveitado o cenário favorável na cidade onde é prefeito para viajar e apoiar colegas de partido em outra cidades, mesmo em meio ao período de campanha É o que vai fazer, por exemplo, no final de semana. Ele estará em São José em eventos com Orvino (PSD).
Continua depois da publicidade