Olá, bom dia! Chegou o Café com Ânderson de 18 de julho de 2024. Saiba o que está movimentando a política de Santa Catarina nesta quinta-feira. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

PL e PSD juntos

Em Biguaçu, está definida a dobradinha entre os dois partidos que mais têm concorrido por espaços em Santa Catarina. O ex-prefeito Tuta (PSD) vai disputar a prefeitura novamente. A vice dele será a vereadora Salete (PL), que era pré-candidata à prefeitura de Biguaçu pelos liberais (veja foto abaixo).

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Conflito do União

O União Brasil tem dias decisivos em Florianópolis. Na noite de terça-feira (16), os deputados estaduais e vereadores da Capital concordam com uma intervenção na executiva municipal. O documento foi assinado e enviado a Brasília. A tendência é que até esta sexta-feira (19) saia algum posicionamento nacional sobre o tema.

A briga

O ponto central da conflito no União: o apoio dado a Dário Berger, sob o comando de Gean Loureiro. A intervenção defende que o União esteja com Topazio Neto.

Continua depois da publicidade

Nos bastidores

Uma figura conhecida no cenário político de Santa Catarina está atuando para ajudar na montagem do grupo de Dário: Gelson Merisio.

Cavalinho de pau

O Republicanos decidiu deixar de lado o apoio a Vaguinho Espíndola (PSD) em Criciúma para estar com Ricardo Guidi (PL). O anúncio oficial ocorreu nesta quarta-feira (17).

Pedra cantada

Com o novo comando do Republicanos, era esperado que o partido mudasse o rumo em cidades estratégicas. Em Criciúma ainda havia dúvidas por conta da ligação de membros da sigla com Clésio Salvaro (PSD), que apoia Vaguinho. Isto, porém, não foi suficiente. O “novo” Republicanos foi até a cidade do Sul do Estado para fechar a negociação (veja foto abaixo).

Decisão judicial

O PSD ganhou uma representação contra Leonel Camasão, pré-candidato a vereador do PSOL, por propaganda irregular. Os pessedistas defendem que Camasão fez uma publicação em que incute a ideia de não-voto em Topázio, pré-candidato à reeleição. A Justiça deu prazo de 24h para que a publicação seja apagada por se tratar de conteúdo antecipado. Nas rede sociais, o pré-candidato do PSOL disse que não havia sido notificado e que vai avaliar o caso e eventual recurso às instâncias superiores.

Continua depois da publicidade

Sem fumaça branca

Uma reunião, na noite desta quarta-feira (18), discutiu a cadeira de vice de Topazio em Florianópolis. A vereadora Maryanne Mattos (PL) é a favorita (veja foto abaixo). Mas, até então, não houve martelo batido.

Apoio

A Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) se posicionou publicamente a favor do projeto do deputado Fabiano da Luz (PT) que passou pela CCJ da Alesc para aumentar o percentual do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) destinado para a manutenção e conservação da malha viária estadual.

Veja os fatos em fotos do Café com Ânderson: