Olá, bom dia! Está no ar o Café com Ânderson de 17 de setembro de 2024. As informações e notas de bastidores desta terça-feira você lê aqui. Veja abaixo:
Continua depois da publicidade
Adiada
A decisão sobre o deferimento ou não da candidatura de Elizeu Mattos em Lages ficou para esta terça-feira (17). O julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) começou nesta segunda-feira, com a manifestação da defesa dele, através do advogado Marlon Bertol. Depois, o relato do caso, Sérgio Graziano, votou pela procedência do pedido, o que é favorável a Elizeu.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Quem pediu vista
Foram dois os pedidos de vista que motivaram o adiamento da decisão do caso Elizeu. Os juízes Adilor Danieli e Sebastião Ogê Muniz decidiram analisar melhor o processo e levar o voto nesta terça-feira (17).
Clima ruim
No fim, a vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro a Santa Catarina para a campanha eleitoral tornou-se um enorme “bode na sala”. Como a coluna havia antecipado na semana passada, nos bastidores dois lados vinham disputando a agenda: a deputada federal Julia Zanatta (PL) e o governador Jorginho Mello (PL). Resumidamente, somente a montagem da agenda já foi suficiente para deixar mais mal-estar nas cidades onde o PL tem candidaturas do que um clima positivo.
Continua depois da publicidade
Aliás
No Rio Grande do Sul, onde Bolsonaro esteve na semana passada, a agenda teve atos em quatro cidades. Em SC, porém, serão apenas duas.
Repercussão
A decisão da PM-SC de suspender o programa pioneiro no Brasil de câmeras corporais, divulgada em primeira mão pela colega Dagmara Spautz, repercutiu no Estado. Mais do que isso, causou mal-estar no Judiciário, que foi citado na nota da corporação entre as justificativas para a suspensão das atividades por conta das questões financeiras. O que ficou claro, entretanto, é que o erro da paralisação do programa foi por uma escolha exclusiva da própria PM.
Perda
A retirada das câmeras das ruas impacta a segurança pública diretamente. O projeto protege tanto o policial como o cidadão. Diante das dificuldades que o programa vinha apresentando, a corporação preferiu parar tudo e divulgar que vai estudar novos formato tecnológicos. Uma perda para a sociedade catarinense.
Segunda pesquisa
A NSC TV divulga nesta terça-feira (17), no Jornal do Almoço, a partir das 11h45min, a segunda pesquisa eleitoral da eleição de 2024 em Florianópolis. O levantamento é da Quaest, empresa contratada com exclusividade pela NSC.
Continua depois da publicidade
Joaçaba
O NSC Total promove nesta terça-feira (17) um debate entre candidatos a prefeito de Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense, nas Eleições 2024. O debate está marcado para as 18h e terá transmissão do YouTube do NSC Total. A mediação será da repórter e apresentadora da NSC, Eduarda Demeneck. As colegas Dagmara Spautz e Luana Amorim farão perguntas aos candidatos.
Criciúma
Nesta terça-feira (17), estarei ao lado do colega Renato Igor para a mediação do evento Diálogos Propositivos, organizado pela Unesc, em Criciúma, onde os candidatos à prefeitura da cidade vão responder quais projetos preveem para temas importantes caso sejam eleitos. O formato não prevê um debate, mas sim a proposta de proposições diretas sobre os assuntos. O evento começa às 9h, com transmissão do NSC Total.